Miguel Barbosa já está em Jeddah para o Rali Dakar. O oito vezes campeão de Portugal de todo-o-terreno estreia-se nas pistas da Arábia Saudita, alinhando na 44ª edição da prova rainha do TT mundial, que se inicia já amanhã com um prólogo de 19 km e uma ligação a Ha’il. Aos comandos de uma Toyota Hilux T1 e inserido na estrutura a Overdrive, o piloto lisboeta será acompanhado pelo experiente Pedro Velosa, com quem já partilhou entre outras as conquistas dos títulos de Campeão de Portugal de TT em 2012 e 2020.
“Estou muito feliz por estar presente numa prova como o Dakar. Sempre disse que depois de mais um título no Campeonato de Portugal os voos teriam de ser outros e aqui estou eu, a cumprir novamente este sonho, tantos anos depois. O teste PCR deu negativo e, assim sendo, ficou ultrapassado o primeiro grande receio. Já fizemos um ‘shakedown’, tivemos o briefing e algumas formações de mecânica e de navegação e durante o dia de hoje decorrem as verificações administrativas e técnicas e. Estamos inseridos numa boaequipa, temos um carro competitivo e fiável e uma concorrência bastante forte. Vamos ver como corre. Está tudo a postos para esta grande aventura”, salienta Miguel Barbosa, que se estreou-se no Dakar em 2006, sendo o ‘rookie’ do ano. Repetiu a experiência em 2007, quando a prova ainda se disputava em África e partia de Portugal. O seu anterior Dakar foi em 2010 na América do Sul.
O Rally Dakar 2022 disputa-se pelo terceiro ano consecutivo na Arábia Saudita. A competição arranca amanhã, 1 de janeiro, e termina dia 14. Os pilotos terão de cumprir um total de 8.177 quilómetros, divididos num prólogo de 19 km e 12 etapas com um dia de descanso pelo meio. Serão disputados ao cronometro 4.258 Km, menos 500 do que na edição anterior, mas com mais areia e mais dunas no caminho.
Share this Post