Está confirmado! Maria Luís Gameiro/José Marques vão disputar a edição de 2025 do Rali Dakar. O Team Motivo JCB vê assim materializado o trabalho de vários meses para tornar realidade um sonho que há muito vem sendo alimentado.
A participação de Maria Luís Gameiro no Rali Dakar representa por si só um marco significativo para o desporto motorizado em Portugal, prolongando a tradição e a paixão do nosso país por uma competição de contornos únicos e que desta feita se disputa entre os dias 3 e 17 de janeiro de 2025. A dupla Portuguesa está inserida da estrutura naquela que é uma das mais cotadas equipas de TT a nível Mundial, a X-Raid, e tripulando a mais recente versão do T3 da equipa alemã, liderada por Sven Quandt. Este é, seguramente, um argumento relevante para esta estreia de Maria Luís Gameiro no Dakar, já que tem consigo uma formação de topo, na qual militam os melhores técnicos, e aos comandos daquele será um dos melhores “side by side” da categoria na atualidade.
Portugal teve, ao longo dos 46 anos de existência desta prova sonhada e colocada no terreno pelo malogrado Thierry Sabine, muitos e valorosos representantes. O Dakar tornou-se uma das provas mais desafiantes e prestigiadas do mundo, onde a coragem, a resistência e a capacidade técnica são postas à prova em percursos extremos que atravessam desertos, montanhas e terrenos inóspitos. Pois é com este espírito de conquista que Maria Luís Gameiro, acompanhada por José Marques, vai rumar à Arábia Saudita dentro de sensivelmente dois meses.
Trata-se, paralelamente, do regresso de uma mulher portuguesa ao Rali Dakar, depois de Elisabete Jacinto e, curiosamente, confiando no mesmo navegador… A última vez que Portugal teve uma representante feminina na prova rainha do TT Mundial foi em 2009 (Rali Dakar Argentina/Chile) e, também por isto, este é um momento história para modalidade no que ao nosso país diz respeito.
As últimas semanas têm sido de aturado trabalho de preparação, destacando-se a presença em dois eventos internacionais, ambos no Reino de Marrocos, um deles pontuável para o Mundial da especialidade (W2RC). A piloto de Cascais recebeu uma “formação” intensiva de TT em deserto, de areia ou pedra, etapas noturnas, às quais juntou ainda alguns episódios que lhe acrescentaram conhecimento, seguramente muito útil para este próximo desafio.
Ciente do enormíssimo desafio que tem pela frente, Maria Luís Gameiro não esconde, ainda assim, o enorme entusiasmo com quem tem vivido “cada minuto e assim será sempre até chegar o dia da prova. É sabido que temos trabalhado muito para garantir que vamos estar no Dakar 2025. Poder confirmá-lo é uma responsabilidade grande, mas também motivo de uma enorme alegria e orgulho. Tudo se passou de forma muito rápida nos últimos dois anos. Sinto que o empenho com que a equipa tem trabalhado está agora a dar os melhores frutos. Ainda falta decidir muita coisa e temos uma série grande de detalhes para acertar, porém o conteúdo mais relevante está confirmado, vamos para a Arábia Saudita disputar o Dakar 2025.”
A piloto confessa adicionalmente que “que representar Portugal no Rali Dakar é para mim um grande motivo de orgulho. Nenhum adjetivo que possa usar para classificar a grandeza desta prova lhe fará justiça. Estou à beira de cumprir um sonho e espero, acima de tudo, estar à altura do desafio. É público que temos trabalhado afincadamente e sei que estou melhor preparada do que estava há dois meses. Porém, será tudo novo para mim na Arabia Saudita e não espero facilidades. Estamos a criar condições para que tudo corra pelo melhor.”
A pouco mais de dois meses do arranque do Rali Dakar 2025, piloto e equipa entram agora numa fase decisiva neste período de preparação do evento. O mês de novembro será decisivo em todo este processo…
Share this Post