Manuel Alves garante o título da Porsche Sprint Challenge Ibérica

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

NOTICIA

Objetivo conquistado para Manuel Alves. O jovem piloto da LOB Motorsport venceu as duas corridas da penúltima jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica, em Jerez, garantindo assim o título no Grupo dos 991.2. O feito ganha ainda mais relevo, se olharmos para os números da época.

São 10 vitórias em dez corridas no Grupo dos 991.2, cinco poles em cinco possíveis e 10 voltas mais rápidas. Manuel Alves tem sido imperial nas contas do seu grupo, mas os números vão para lá disso. Em dez corridas disputadas, só não venceu uma à geral, o que faria do piloto da Trofa o líder incontestado de uma hipotética classificação à geral. Como a Porsche Sprint Challenge Ibérica de 2024 apenas vai atribuir títulos aos Grupos, oficialmente é esse o “caneco” que o piloto leva para a Trofa.

A vitória número 9 e 10 foram suadas. E não pelos motivos que se poderia esperar. À chegada ao circuito de Jerez, Manuel Alves já sentia os efeitos de uma amigdalite que o iria apoquentar durante todo o fim de semana. Desafio redobrado para o piloto e a sua equipa, depois de um primeiro treino privado em que o compromisso de afinação não agradou totalmente. No segundo treino privado o carro já ficou mais ao gosto de Alves. No entanto, depois de uma noite mal dormida, o sábado começou mal, com a pista a mudar muito de um dia para o outro. Com isso, o Porsche 991.2 GT3 CUP #68 ficou pior e foi preciso repensar a afinação. A alteração revelou-se bem sucedida, com Alves a conseguir a pole, mantendo o pleno nesta temporada.

A corrida 1 acabou por ser calma para o piloto da LOB Motorsport, com um bom arranque, permitindo afastar-se da concorrência, ganhando uma boa vantagem. A partir daí, foi gerir a corrida até a bandeira de xadrez, carimbando a oitava vitória à geral desta temporada (e nona no seu Grupo). Com este resultado o título ficava garantido, quer para o piloto, quer para a LOB Motorsport.

No domingo, a condição física do piloto piorou significativamente, obrigando-o a ir ao centro médico, o que o fez perder parte do Warm-up. Ainda pairou a hipótese de Alves não ir à segunda corrida do fim de semana, mas o piloto fez o esforço e entrou no seu Porsche para a segunda corrida. Largando da oitava posição, conseguiu mais um excelente arranque e subiu ao segundo lugar. Seguiram-se quatro voltas de ataque máximo, coroadas com a subida ao primeiro lugar. A tarefa ainda não estava concluída, pois o adversário continuou a pressão até ao fim da corrida, mas a vitória já não fugiu e conseguiu o segundo triunfo do fim de semana.

A derradeira jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica está agendada para os dias 8 e 9 de novembro.

Share this Post