Lutas intensas na Taça de Portugal em Portimão

KARTING EDITOR

Xavier Lázaro, David Luís, Gustavo da Silva, Duarte Pinto Coelho, Tomás Caixeirinho, Ricardo Borges, Vasco Lázaro e Diogo Teixeira foram os grandes vencedores da Taça de Portugal de Karting 2020, que teve como cenário o Kartódromo Internacional do Algarve. No evento realizado no passado fim de semana e organizado pelo Autódromo Internacional do Algarve, arrancaram finalmente as atividades na modalidade, numa competição que atraiu 62 participantes, distribuídos por seis categorias.

No traçado de Portimão a classe mais concorrida foi a X30 (Sénior), que registou a presença de 21 pilotos e foi, naturalmente, uma das mais interessantes de seguir. Na Final, disputada em 12 voltas, Tomás Caixeirinho repetiu a ‘pole-posituon’ e esteve sempre na liderança até à bandeira de xadrez, começando da melhor maneira a nova época com a conquista deste importante troféu. Gabriel Caçoilo e Mariana Machada acompanharam o vencedor no pódio, sendo os principais opositores de Caixeirinho, tal como Frederico Peters, que teve que se contentar com o quarto lugar final. Luís Caetano, que evidenciou um andamento forte, completou o top cinco, na frente de Miguel Silva, Santiago Ribeiro, Jesse Doogeest e dos estreantes Diogo Martins e João Miguel Oliveira.

Já na categoria X30 Super Shifter a final de 11 voltas foi também muito intensa, com Ricardo Borges a arrancar da ‘pole’ e a impor um ritmo forte e constante até final, vencendo e ‘assinando’ no processo a volta mais rápida – 56,899s. Ganhou à ‘geral’ e na classificação Sénior. Nesta competição onde os karts estão dotados de potentes motores de 175 cc o bicampeão Rodrigo Ferreira foi um merecido segundo classificado, na frente de Rodrigo Lessa, que fez a sua estreia na categoria. Elias Barros – tio de Lessa – cruzou a meta no quarto posto, mas uma penalização relegando-o para a sexta posição final, promovendo assim Vasco Lázaro, que ganhou a Taça na classe Master, na frente de André Serafim. Kevin Saraiva rodou na quarta posição, mas na terceira volta caiu para 11º. Realizou depois uma recuperação que o levou ao sétimo lugar final e quarto na Sénior. Diogo Teixeira terminou no lugar imediato e venceu a classe Gentleman. Hugo Marreiros foi forçado a abandonar na quinta volta devido a problemas mecânicos.

Na categoria Júnior Duarte Pinto Coelho impôs-se depois de uma luta tenaz com Santiago Alves nas quatro primeiras voltas. Altura em que Alves abandonou e Pinto Coelho ficou mais ‘descansado’ na frente da corrida, vencendo e logrando a volta mais rápda – 1.01,975 –, e também a ‘dobradinha’ já que também se tinha sagrado campeão nacional. No pódio o vencedor foi acompanhado por Pedro Cachada e Francisco Costa, com Frederico Pinto Coelho e José Almeida a completarem o top cinco. Diogo Castro cortou a meta na terceira posição mas uma penalização relegou-o para o sexto posto, à frente de Miguel Macedo.

Gustavo Silva largou da ‘pole-position’ para a Final da X30 Mini e dominou a corrida do princípio ao fim, assinado no processo a volta mais rápida – 1.08,245. O piloto de Cascais levou para casa a Taça, que foi o seu primeiro grande título na disciplina, na qual se estreou há três anos. Martim Marques foi segundo, depois de uma intensa batalha com Gabriela Teixeira, que na última volta ‘caiu’ para o 12º posto. Romeu Melo também deu boa réplica mas nos últimos instantes desceu para quarto, permitindo ao espanhol Manuel Gayoso subir ao último lugar do pódio. O estreante Gustavo da Cunha completou o top cinco, na frente de João Barros.

Na categoria Cadete 4 Tempos, disputada em oito voltas, David Luís saiu na frente para a Final e tal como na Pré-Final teve em Lourenço Rocha o seu principal opositor. O piloto de Braga foi novamente o primeiro a ver a bandeira de xadrez e arrecadando o seu primeiro título desde que se iniciou na modalidade, há três anos. Atrás de Lourenço Rocha Guilherme Morgado garantiu o último lugar do pódio, com a estreante Leonor Richa a ser quarta. Já na Iniciação, que constava de cinco voltas, Xavier Lázaro arrancou da ‘pole’ esteve sempre na liderança, conseguindo a volta mais rápida – 1.49,316 – e batendo Martim Gomes. Na disputa pelo terceiro posto Francisco Iglésias levou a melhor sobre Lourenço Antunes.

Share this Post