Luís Barros impôs-se na primeira das duas corridas do Campeonato de Portugal Legends, inserido no Super Racing Weekend realizado no passado fim de semana no Circuito do Estoril. Já no segundo confronto o triunfo foi para Payulo Vieira, numa jornada para a qual Vasco Barros ‘assinou’ a ‘pole-position’ ao volante do Mercedes 190 2.5 16. Só que os problemas mecânicos nem o deixaram entrar em pista para a primeira corrida. Já Luís Barros, com dificuldades no Ford Sierra RS 500 durante a qualificação, não registou um tempo e saiu da última posição da grelha de partida.
Assim que os semáforos vermelhos se apagaram, o piloto do Sierra começou a trepar na classificação, sendo interrompido por um ‘safety Car’ necessário para retirar o Honda Civic de Vincent Lebdan de uma posição perigosa. A corrida recomeçou após três voltas e Luís Barros deu expressão à superioridade do Ford Sierra RS500 reclamando a primeira posição, passando por Manuel Fernandes (BMW 320d). Mas o drama ainda não tinha acabado e a poucos minutos do fim da corrida, um pneu traseiro do Sierra explodiu e fez sair a bandeira vermelha. A prova foi dada como terminada e, como sempre sucede, a classificação final da corrida reporta à volta anterior á bandeira vermelha. Contas feitas, apesar do incidente, Luís Barros venceu a corrida. Contas feitas, Luís Barros ganhou a L90 e Sérgio Pinto (Honda Civic) venceu a L90-1600, Paulo Vieira (BMW M3) foi o melhor dos L99 e Artur Monteiro (Citroen Saxo) liderou nos L99-1600. Tiago Ribeiro levou o seu Honda Integra Type R à vitória nos L99-2000.
A segunda corrida foi bem diferente, e sem intervenção do ‘safety Car’ e sem a companhia da chuva que caiu da parte da manhã no traçado da costa do Estoril. Luís Barros saiu da “pole position” e controlou Hugo Mestre (BMW 320d) e o Volvo de Filipe Matias até que o Sierra decidiu amuar e pregar a partida ao piloto da VLB. Forçado a abandonar e a depositar o Ford Sierra RS500 fora da pista, Luís Barros viu o BMW M3 de Paulo Vieira saltar para a primeira posição entre os Legends. Mais atrás a luta aumentava de intensidade entre os BMW M3 de Joaquim Soares e António Barros, com a arbitragem de um surpreendente Eleutério Duarte, ao volante de um muito bem preparado Renault Clio ex-troféu. O microclima do Estoril acabou por fazer mal a alguns dos carros do Campeonato de Portugal Legends: António Sarabando (Peugeot 306 GTI) não co0nseguiiu tomar parte na corrida, enquanto que Fernando Carvalho (Citroen Saxo VTS) foram forçados a abandonar a corrida.
Contas feitas às classes, vitória nos L90 para Sérgio Pinto seguido por Marco Basílio e António Conceição. Nos L1600 vitória para Artur Monteiro (Citroen Saxo). Nos L99, triunfo de Paulo Vieira (BMW M3) seguido dos BMW M3 de Joaquim Soares e António Barros. Ficaram, depois, Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R), o Volvo 850 Estate de Nuno Figueiredo e o Renault Clio 1.8 16V de Paulo Ferraz. Nos L2000 Vitória para Tiago Ribeiro em Honda Integra Type R.
A próxima prova do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends realiza-se em Braga nos dias 11 e 12 de setembro.
Share this Post