Jari-Matti mostrou-se orgulhoso e algo comovido por Kalle Rovanpera ter batido o seu recorde de piloto mais jovem a vencer uma prova do Campeonato do Mundo de Ralis, depois do jovem piloto da Toyota se ter imposto domingo no Rali da Estónia, Latvala tinha ganho o Rali da Suécia de 2008 aos 22 anos. Agora Kalle superou esse feito conseguindo impor-se na prova estónia com apenas 20 anos. “Tirei este recorde ao Henri (Toivonen)”, lembrou Ltavala, sublinhando: “Agora Kalle tirou-mo a mim”.
“Temos tido tanto domínio francês no Campeonato do Mundo de Ralis, e é agradável manter alguma tradução, e como finlandês sinto-me orgulhoso disto”, disse o antigo piloto e agora líder da equipa Toyota. Sendo que na prova do passado fim de semana Rovanpera exerceu um domínio que só pode ter surpreendido os mais desatentos. E Latvala destaca que este êxito já estava nas suas previsões: “Olhando para a performance de Kalle, já no final de 2020, pude perceber que era uma questão de tempo. Disse no começo da época que havia duas provas em que acreditava que Kalle teria grandes hipótese de chegar à vitória, que eram o Ártico (Finlândia) e o Rali da Estónia”.
“No Rali do Ártico ele tinha boa velocidade, mas infelizmente o carro não estava exatamente no seu melhor, em termos de set-tup, e não pôde lutar até ao final pela vitória. Mas depois de ter superado quatro ralis exigentes para Kalle, a sua motivação era de 120 por centro e a paixão para conseguir a sua primeira vitória, pude ver que ele estava mesmo empenhado desde o ‘shakedown”, considerou também o chefe da equipa Toyota..
Jari-Matti Latvala diz-se “mesmo contente por” Kalle Rovanpera, “claro, pela equipa. Ele guiou com uma incrível rapidez em vários momentos – especialmente na especial 10 no sábado de manhã. Acredito que esta especial fez mesmo com que ganhasse o rali”.
Share this Post