A estreia do novo Kia Rio Rally e a presença de cinco Picanto GT da Kia Rally Cup foram motivo de animação para a edição 2021 do Rali das Camélias. Ao volante do novo carro, Tiago Raposo Magalhães e Tiago Carvalho surpreenderam adeptos e a concorrência com a rapidez e fiabilidade do carro. Derrotada por uma pedra ao ‘cair do pano’ quando se encontravam confortavelmente no top 10, a dupla manifestou-se, ainda assim, muito satisfeitos com a prestação do Kia Rio Rally no Rali das Camélias, apesar dos danos colaterais terem resultado na desistência da prova, a cerca de 3 km da sua conclusão:
“Pese embora o fim agridoce, saímos daqui com sensações espetaculares. Estamos a aprender o carro e, além da excelente base, cumprimos novamente toda a prova com zero problemas mecânicos, como aliás não podia deixar de ser ao volante de um Kia”, considerou Tiago Raposo Magalhães, que sublinhou:” Tratou-se, como é sabido, de uma estreia mundial, e por esse motivo temos ainda muito trabalho de casa pela frente. A participação no Rali das Camélias foi o primeiro teste desse percurso e saímos daqui felizes por sabermos que temos em mãos uma boa máquina, com grande potencial de desenvolvimento, e é nesse trabalho que nos iremos focar nas próximas semanas”.
Ao longo das seis especiais da prova do Clube de Motorismo de Setúbal também se assistiu uma aguerrida batalha entre as duplas que se encontravam a bordo dos irreverentes Picanto. Contas feitas, seriam Miguel Abrantes/Inês Veiga a levarem de vencida a competição reservada aos Picanto GT, triunfando em 3 das 6 classificativas (a terceura) foi neutralizada pela Direção de Prova após um acidente que afetou outros concorrentes) e inscrevendo, assim, com inteira justiça, o seu nome como o primeiro vencedor do Kia Rally Cup 2021. Na disputa pelo segundo lugar, assistiu-se a um fantástico confronto entre Pedro Ruivo/José Almeida, José Maria Monteiro/Carlos Mansinho, João Rebelo Martins/Pedro Pereira e Rodrigo Correia/Miguel Paião, quarteto que ao longo de toda a prova travou um bonito embate com sucessivas trocas de posição.
Os lugares do pódio acabariam por ser definidos à tangente na derradeira especial do rali, com vantagem para a dupla Pedro Ruivo/José Almeida, que terminou a prova no segundo posto e venceu a última classificativa entre a armada Picanto GT, à frente de José Maria Monteiro/Carlos Mansinho, que além de terem« concluído a prova de estreia no terceiro lugar, venceram a quinta contenda do dia.
Depois de se terem batido de forma corajosa, João Rebelo Martins/Pedro Pereira concluíram o Rali das Camélias no quarto posto, a meros 6,5 segundos do pódio e com a noção de que, com mais rodagem, esse feito estará ao seu alcance nos ralis vindouros. O mesmo pode ser dito da dupla Rodrigo Correia/Miguel Paião, classificada no quinto lugar. O mais novo piloto de sempre a participar numa prova de ralis continua a acumular quilómetros preciosos para a sua evolução e poderia ter alcançado voos mais altos. Um pião na segunda especial fê-lo perder segundos importantes.
Share this Post