Finalmente Josef Newgarden acabou com a ‘seca’ de vitórias que o tem afetado na presente temporada da IndyCar Series, ao impor-se este domingo em Mid-Ohio. Depois de ter garantido a ‘pole-postion’, o norte-americano da Penske não deixou fugir o triunfo como já sucedeu por várias ocasiões esta época, somando aquela que é a 19ª vitória da sua carreira na disciplina máxima de monolugares nos Estados Unidos. Ainda assim, este êxito não foi fácil, já que Marcus Ericsson foi um adversário feroz.
A prova até começou com incidentes na curva quatro, quando James Hinchcliffe se envolveu numa colisão com o seu companheiro de equipa na Andretti Autosport Ryan Hunter-Reay, enquanto Romain Grosjean também atirou com o monolugar de Felix Rosenqvist para fora da pista. Hinchcliffe voltou à pista atrasado, mas Rosenqvista e Hunter-Reay foram para as boxes, perdendo duas voltas. No recomeço Newgarden conseguiu afastar-se de Colton Herta, com Ericsson a ser terceiro. Já Scott Dixon tentou roubar o quarto posto a Will Power, mas o australiano resistiu, Depois o campeão conseguiria meteu por dentro na curva 4 quando o piloto da Penske alargou a trajetória, e no regresso acabou por lhe tocar, fazendo Power entrar em pião. No pó Ed Jones não o viu e colidiu com o monolugar # 12 da Penske, causando o abandono de ambos.
No recomeço Newfarden manteve-se na frente de Herta, conseguindo novamente distanciar-se do piloto da Andretti Autosport, que quando chegaram as paragens nas boxes, teve um ‘pit-stop’ desastroso devido a problemas de reabastecimento, regressando à pista apenas no sexto posto, o que fez Ericsson subir para segundo, à frente de Dixon e de Alexander Rossi. Com o campeáo com pneus vermelhos, Ericsson não foi ameaçado pelo seu companheiro de equipa, que nas segundas paragens se viu suplantando por Alex Palou, que parou duas voltas mais tarde que Dixon. Com Rossi sucedeu o mesmo, numa ordem que se manteria até final, com Pato O’Wiard a emergir na sexta posição.
Mas com pneus macios no seu monolugar, mexicano da Arrow McLaren SP não conseguiria suster os ataques de Graham Rahal e Romain Grosjean, que assim acabariam a prova logo atrás dos cinco primeiros, com Santino Ferucci e Takuma Sato a completarem o lote dos dez primeiros. Isto numa prova onde Josef Newgarden fez a Penke ganhar 50 anos e um dia depois da primeira vitória da equipa de Roger Penske obter a sua primeira vitória na Indy, alcançada por Mark Donohue em Pocono, em 1971.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Share this Post