Contra todas as expetativas Jorge Martin garantiu a sua segunda ‘pole-position’ no MotoGP ao ser o mais rápido na segunda qualificação do Grande Prémio da Stíria. O espanhol Pramac Racing conseguiu realizar uma volta ao Circuito de Red Bull Ring em 1m02,994s nos últimos minutos da sessão, antes do líder do Campeonato do Mundo, Fabio Quartararo o conseguir bater. No entanto o francês da Yamaha fê-lo ultrapassando os limites da pista, e como tal a marca foi-lhe retirada. E assim quem mais se aproximou de Martin acabou por ser Francesco Bagnaia, que na melhor das Ducati oficiais ficou a apenas 44 milésimas de Martin.
O italiano da Ducati não conseguiu repetir a performance do terceiro treino, mas pelo menos garantiu um lugar na primeira fila da grelha de partida para a corrida de manhã, e à gente de Quartararo, que assim arranca de terceiro, depois da sua melhor volta válida ter ficado a 81 milésimas da marca mágica de Jorge Martin. Ainda assim, durante grande parte da qualificação o melhor representante da Ducati ter sido Jack Miller. O australiano acabou no quarto lugar da grelha, depois de ter ficado a mais de três décimas do espanhol da Pramac, sendo que na outras Desmosedici da equipa de Luís Dantin Johann Zarco garantiu o sexto lugar do ‘grid’, atrás do Campeão do Mundo Joan Mir, na única Suzuki a atingir a Q2. Aleix Espargaro também foi o único homem da Aprilia a chegar à decisiva sessão de qualificação.
Marc Marquez vai arrancar de sétimo para a corrida de amanhã, mas não evitou uma queda mesmo no último minuto da sessão. Ainda assim o ex-campeão do Mundo foi o melhor representante da Honda e foi melhor que Maverick Viñales, que dececionou na segunda Yamaha oficial, ao não ir além do nono lugar da grelha. Takaaki Nakagami completou o top dez, na melhor das Honda da LCR, ao qual não conseguiu chegar o seu companheiro de equipa Alex Marquez e Miguel Oliveira. Os dois pilotos a conseguirem chegar à segunda qualificação através da Q2, onde o piloto português da KTM foi o mais rápido, mostrando que o acidente de sexta-feira não o afetou tanto como se poderia pensar. Largar de 12º vai implicar que tenha de lutar bastante na corrida para conseguir um bom resultado.
Share this Post