Jorge Martin alcançou sua primeira vitória no MotoGP ao impor-se no Grande Prémio da Stíria, hoje disputado no Circuito de Red Bull Ring. O espanhol da Pramac viu-se superado por Francesco Bagnaia após a largada, mas um grande acidente entre Dani Pedrosa e Lorenzo Salvadori na segunda volta na curva 3 do traçado austríaco, deixou o italiano prostrado no solo e a sua Aprilia envolta em chamas. Um aparato que fez a direção de prova parar a corrida com bandeira vermelha. Felizmente Salvadori sentou-se na maca minutos depois e percebeu-se que estava bem, enquanto Pedrosa regressou às boxes para guiar a sua moto de reserva.
Na segunda largada Martin já não foi surpreendido por Bagnaia, porque inexplicavelmente o italiano montou pneus macios na sua Ducati e rapidamente ficou para trás, passando a prova a ser discutida entre o espanhol da Pramac e Joan Mir. Mas Jorge Martin nunca deixou a liderança, acabando por se impor com mais de segundo e meio de vantagem, até porque perto do final Mir cometeu um erro e ficou mais longe do seu compatriota. O Campeão do Mundo teve de contentar-se com a segunda posição, numa corrida onde Jack Miller pareceu capaz de subir ao pódio, até sofrer uma queda, que praticamente entregou o terceiro lugar a Fabio Quartararo, que dessa forma reforçou a liderança no campeonato.
Miguel Oliveira não conseguiu terminar esta prova. Não devido ao esforço físico, já que após a segunda largada conseguiu chegar a rodar entre os dez primeiros, mas porque a sua KTM avariou, ditando o abandono. Um desaire que foi mitigado para a marca austríaca pelo excelente quarto lugar de Brad Binder, que fez uma corrida de trás para a frente, pois o sul-africano largou de 16º e conseguiu ir ganhando posições atrás de posições, as últimas das quais a Johann Zarco e Takaaki Nakagami, que terminaram logo atrás e à frente de Alex Rins, autor de uma boa recuperação na segunda Suzuki, e de um errático Marc Marquez. Apesar de não ter uma KTM acertada para a prova, Dani Pedrosa ainda conseguiu terminar no lote dos dez primeiros, o que permite pensar que talvez pudesse discutir o título se não tivesse tido acidente que interrompeu a corrida.
Share this Post