Johann Zarco cai mas garante ‘pole’ em França

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

Depois de Fabio Quartararo ter dominado os treinos livres foi Johann Zarco a chamar a si a ‘pole-position’ para o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, que domingo se disputa no Circuito de Sachsenring. O francês da Pramac realizou uma volta em 1m26,236s numa altura crucial, em que fez uma segunda tentativa com os pneus mais macios da Michelin. Um marca que Quartararo tentou contrariar, mas que ficou a 11 milésimas de Zarco, antes do gaulês sofrer uma queda. Mas seria outra, de Takaaki Nakagami a impedir que o francês da Yamaha e vários outros pilotos realizassem uma terceira tentativa e melhorassem as suas marcas, já que as bandeiras amarelas no local onde o japonês da LCR caiu se mantiveram até ao final da Q2.

O percalço de Zarco favoreceu Aleix Espargaró, que dessa forma conseguiu um lugar na primeira fila da grelha de partida pela primeira vez para Aprilia, que Jack Miller certamente cobiçava, mas que não foi possível face às bandeiras amarelas para a queda de Nakagami. O australiano da Ducati teve de contentar-se com o quarto lugar do ‘grid, a mais de duas décimas da ‘pole’, dividindo assim a segunda fila da grelha com Marc Márquez – regressado às primeiras posições e a uma melhor forma da Honda – e com Miguel Oliveira, que também contava com a sua última tentativa para possivelmente discutir um lugar na primeira fila. O português ficou assim com o sexto tempo, já a mais de três décimas de Zarco.

Jorge Martin conseguiu secundar bem o seu companheiro de equipa na Pramac ao assegurar o sétimo lugar da grelha, arrancando na frente de Pol Espargaro – que ganhou o ‘passaporte’ para a Q2 sendo o mais rápido da Q1 na segunda Honda oficial – e de Nakagami. Sendo que Rins também conseguiu passar à segunda qualificação e foi o único piloto da Suzuki a fazê-lo, já que o Campeão do Mundo Joan Mir não o conseguiu, tal como Brad Binder, terceiro na Q1. O sul-africano da KTM vai arrancar de 13º, enquanto o espanhol da Suzuki apenas de 17º. Mas pior foi Maverick Viñales, que parte de 21º, depois de não ter podido melhorar o seu tempo na Q1 devido a uma queda de Franco Morbidelli nessa primeira qualificação.

Share this Post