Incidente ‘trava’ Gustavo Júnior no TCR Europe

TURISMOS EDITOR

Giustavo Moura Júnior não teve a sorte pelo seu lado na segunda corrida do TCR Europe, quie se disputou na tarde de domingo, em Portimão, devido a um toque num adversário que fizera um piã à sua frente e ser forçado a desistir na sequência dos danos sofridos no CUPRA León Competición da Volcano Motorsport. O incidente ocorreu na terceira volta, quando já havia recuperado algumas posições. Na primeira corrida do TCR Europe, em Portimão, o piloto de Paços de Ferrareira já esteve num patamar superior, em termos de ritmo, ao registado nos treinos, mas o facto de ter largado da última fila condicionou as suas aspirações.

“Já consegui ter um ritmo melhor, mas partir da última fila da grelha tornou tudo ainda muito mais difícil. Eu estava tão atrás que nem via o semáforo … A má qualificação que eu fiz estragou tudo, paciência, mas isso também faz parte da minha aprendizagem. Agora, há que olhar para a frente…”, comentou Gustavo Júnior a propósito do primeiro confronto. O jovem piloto de 17 anos que integra a Volcano Motorsport, equipa campeã da Europa em título. Gustavo Júnior ainda levou o CUPRA Leon Competición TCR # 124 a ganhar duas posições na fase inicial da corrida. Contudo, apesar do bom ritmo que impôs, já bastante mais próximo do pelotão da frente, não teve possibilidades de subir mais na tabela classificativa, numa corrida super competitiva como é habitual do TCR Europe.

“Vi que estava melhor no ritmo de corrida e também nas travagens. Estou no meio dos melhores pilotos do TCR e só tenho que proveitar para evoluir, até porque a minha principal ‘guerra’ é o TCR Espanha”, referiu Gustavo Júnior, ainda orimista para o segundo confronto, onde não seria feliz. Sobre a prova de d0omingo, Gustavo Júnior diz que “tinha tudo para correr bem, só que um pequeno incidente com um adversário [Giacomo Ghermandi] que seguia à minha frente e fez um ‘pião’, comprometeu a minha corrida, já que fui forçado a desistir. Eu estava por dentro e ele fora, toquei-lhe com a roda esquerda, partindo o braço da suspensão”, começou por contar, desalentado, o piloto de Paços de Ferreira, acrescentando: “Já ia bem lançado quando tal aconteceu. Agora, resta-me começar a pensar na jornada do TCR Espanha, dentro de três semanas, no circuito de Jerez de la Frontera. De qualquer modo, esta participação no TCR Europe foi bastante positiva a nível de aprendizagem, quer junto da equipa quer dos meus colegas e até mesmo em pista evoluí bastante. Foi um fim de semana de grande aprendizagem, só faltaram os resultados, mas há que continuar a trabalhar”.

Na primeira corrida da jornada de abertura do TCR Europe foi dominada pelos pilotos da Halder Motorsport que haviam largado da primeira linha da grelha, com o britânico Jack Young a levar a melhor face ao alemão Mike Halder, por 2.24s, numa “dobradinha” dos Honda Civic Type R. O italiano Nicola Baldam (Hyundai Elantra) terminou no último lugar do pódio. Já no domingo o vencedor foi op argentino Franco Girolami (Audi RS3 LMS II), após um duelo empolgante com o espanhol Pepe Oriola (Honda Civic Type R), que terminou a 1.86s, com o veterano holandês Tom Coronel ( Audi RS3 LMS II) na terceira posição.

A próxima competição de Gustavo Júnior será a segunda jornada do TCR Espanha (corridas 4, 5 e 6), a 28 e 29 deste mês de maio, no circuito de Jerez de la Frontera.

Share this Post