IMSA: BMW mostra grande interesse pelos LMDh

ENDURANCE E GT EDITOR

A BMW surgiu como a mais recente marca a mostrar-se interessada na nova categoria LMDh que vai ser a nova classe superior do IMSA Sportscar a partir de 2022. O construtor de Munique está de saída de GTLM, que irá deixar de existir no final deste ano, e embora os GT tenham sido o seu foco na competição nos últimos anos, a saída já anunciada da Fórmula E poderá deixar em aberto a possibilidade de competir numa categoria onde já a Porsche e a Audi deram o seu assentimento. Isto apesar de uma chegada prevista provavelmente para 2023.

De acordo com o responsável pelas operações da BMW Motorsport, Mike Krack, a categoria LMDh está entre as possíveis opções de envolvimento da marca bávara: “Participamos nas negociações. Estamos a estudar e estamos interessados. Pensamos que é um bom regulamento. Com os orçamentos atuais pode-se ir pela classificação (vitórias) à geral, o que é muito apelativo. Estivemos sempre em negociações com a IMSA sobre os DPi 2.0 há alguns anos. Por isso acho que é uma boa abordagem”.

“Toda a gente sabe que estamos a olhar para a forma como outros encaram a competição. Alguns comprometeram-se mais do que nós, mas também faz parte da nossa filosofia não anunciar cada passo que damos. Normalmente somos um pouco mais conservadores. Estamos a ver o que se nos apresenta para mostrarmos à administração e veremos o que acontece”, diz Krack, que não dá um prazo para que a BMW se decida sobre o que vai fazer relativamente aos novos LMDh. Mas não descarta que a marca também adira à categoria em 2023, como os seus dois rivais germânicos.

Além disso há que ter em conta que o construtor de Munique lançou recentemente o novo M4 GT3 destinado à competição de equipas cliente nos vários campeonatos de endurance e GT. Mas Mike Krack diz também que é preciso avaliar se é benéfico entrar nos LMDh desde o primeiro ano de competição e se não será uma desvantagem fazê-lo mais tarde. “Há uma grande amplitude de possibilidades em termos de escala. É preciso olhar para quais oportunidades podemos aproveitar com estes carros e em que espaço temporal e com que quantidade, se com equipa cliente ou apoio de fábrica. Etc. Há muitas opções em cima da mesa”, salienta.

Share this Post