Henrique Chaves e Miguel Ramos regressaram às vitórias na classe Pro-Am do GT World Challenge Europe, ao imporem-se na categoria na primeira corrida do fim de semana. O duo português já tinha dado boas indicações nos treinos e pré-qualificação de ontem e hoje confirmaram as expectativas com um resultado que lhes permite subir ao segundo lugar do campeonato de pilotos Pro-Am da Sprint Cup, a meio ponto dos líderes. Ramos realizou a qualificação e, apesar de ter sido prejudicado por um adversário durante a sua volta mais rápida, conseguiu um bom terceiro lugar próximo dos dois primeiros da classe Pro-Am.
O colega de equipa de Henrique Chaves efectuou, igualmente, o primeiro turno de condução, aproveitando a confusão das primeiras voltas para subir ao primeiro lugar, rodando confortavelmente à frente dos seus perseguidores. Miguel Ramos entregou o Lamborghini Huracán GT3 Evo da Barwell Motorsport ao piloto de Torres Vedras na liderança e este conseguiu criar uma vantagem que chegou a ser de mais de cinco segundos. No entanto, uma situação de ‘safety-car’ anulou a margem de conforto que tinha e, para agravar a situação, algo cedera na direcção do carro da Sant’Agata Bolognese numa das passagens obrigatórias pelos corretores de Misano.
Com o seu rival na sua traseira e com um carro que apresentava um comportamento anormal, Henrique Chaves teve de dar o máximo sem cometer erros ao longo de cerca de vinte minutos de corrida para conseguir a terceira vitória da temporada. Apesar de todas as contrariedades, o português, com uma prestação notável, conseguiu manter sob respeito o seu rival, cruzando a linha de meta no primeiro lugar dos Pro-Am e assegurando mais um triunfo.
“Foi uma corrida muito difícil. O Miguel realizou um primeiro ‘stint’ muito bom e conseguiu alcançar a liderança. Quando peguei no carro senti alguns problemas com os pneus dianteiros, que tinham um comportamento anormal, e para tornar tudo mais difícil, algo na direcção cedeu, tornando o carro praticamente inguiável. Foi complicado manter o Aston Martin atrás de mim e temia que algo mais cedesse no eixo dianteiro, o que me poderia lançar para um despiste. Felizmente, tudo correu pelo melhor e conquistámos um importante triunfo”, sublinhou Henrique Chaves.
Depois do sucesso de hoje, o duo português terá mais uma qualificação e uma corrida amanhã, sendo o jovem de Torres Vedras a lutar por um bom lugar na grelha de partida e a realizar o primeiro turno da prova. “Antes de mais, temos de verificar o que aconteceu com a direcção do carro, dado que foi uma situação potencialmente perigosa. Na qualificação teremos de perceber se o carro continua com o excelente comportamento que tem vindo a demonstrar e, caso o mantenha, vamos lutar pela pole-position. Na corrida da tarde, vamos trabalhar para repetir o triunfo de hoje e, dessa forma, reassumir a liderança do campeonato”, conclui Henrique Chaves.
Share this Post