HYVIA para a mobilidade a hidrogénio verde

TECNOLOGIA EDITOR

HYVIA é uma nova solução para mobilidade movida a hidrogénio verde, sem os problemas que a opção elétrica ainda representa a montante e a jusante da produção de baterias. É igualmente livre de CO2 e com ganhos de autonomia e tempo de reabastecimento assinaláveis. Este ‘ecossistema’ a inclui a produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio verde, com estações de reabastecimento de hidrogénio até ao final de 2021 Também irá oferecer, até ao final do ano, uma gama alargada de comerciais ligeiros a pilha de combustível.

A tecnologia é articulada pela Renault para os seus modelos Master Van HZ-TECH – um comercial de grandes dimensões, destinando-se ao transporte de bens e mercadorias, com um volume de carga de 12 m3 e uma autonomia até 500 km o Master Chassis Cab H2-TECH – uma van com capacidade 19m3 e uma autonomia de aproximadamente 250 km – e o Master Citybus H2-TECH – para o transporte de até 15 passageiros e com uma autonomia de cerca de 300 km. A HYVIA está baseada em França, em quatro localizações. A montagem das pilhas de combustível e das estações de reabastecimento de hidrogénio, na fábrica de Flins, arrancará no final de 2021. Os produtos serão comercializados por toda a Europa.

Este programa baseia-se na experiência da Plug Power, líder mundial de soluções de hidrogénio, com mais de 20 anos de experiência em células de combustível e eletrolisadores, e uma rede de mais de 100 estações de reabastecimento, que distribuem mais de 40 toneladas de hidrogénio diariamente. A HYVIA irá oferecer soluções de eletrólise, estações de armazenamento móveis e, no final de 2021, estações de reabastecimento de hidrogénio. Os postos de reabastecimento de hidrogénio estarão disponíveis para aluguer ou compra e a sua utilização terá a garantia de ser simples e segura.

A HYVIA tira partido da experiência do Grupo Renault, líder europeu de veículos comerciais ligeiros (VCL) elétricos, com 40% de quota de mercado, e pioneiro dos VCL a hidrogénio desde 2014. Irá oferecer uma gama de três VCL movidos a pilhas de combustível, até ao final do ano, uma oferta complementar aos veículos elétricos a bateria. O Master Van H2-TECH é um comercial de grandes dimensões adequado ao transporte de mercadorias, com uma autonomia de até 500 km e um volume de carga de 12m3. O Master Chassis Cab H2-TECH é um comercial com ainda mais espaço de carga (19m3) e uma autonomia de 250km. Enquanto o Master Citybus H2-TECH é um minibus urbano que pode transportar até 15 passageiros com uma autonomia de 300 km, que representa a solução ideal para empresas, municípios e serviços públicos locais.

Estes automóveis são construídos com uma arquitetura Dual Power: podendo ser alimentados, tanto por eletricidade, como por energia baseada no hidrogénio. Estes VCL têm uma autonomia de até 500 km: 100 km através da energia elétrica, o restante a partir do hidrogénio. Estão equipados com uma bateria de 33kWh, uma pilha de combustível de 30kW, e tanques com uma capacidade para entre 3 e 7kg de hidrogénio, dependendo da versão.

Share this Post