Kauai N um SUV para ser desportivo e divertido

MERCADO ❯ NOVIDADES EDITOR EXECUTIVO

A Hyundai lançou o Kauai N. Uma proposta que transforma o SUV da marca coreana em algo de mais divertido e desportivo. Daí a imagem mais musculada desta versão, servida em exclusiva de um motor 2.0 T-GDi e uma transmissão de oito velocidades de dupla embariagem DCT sequencial. Claro que está pensado para a performance, e para desafios maiores do que as restantes versões do modelo. Daí a tese do ‘Fun-to-Drive’, contextualizada pelo vice-presidente de Marketing e Produto da Hyundai Motor Europe. Uma filosofia que é expandida por diversas características.

Esteticamente há detalhes que distinguem este Kauai muito especial, mas é no seu conteúdo que este Hyundai faz a diferença e se transforma num ‘Hot SUV’. A condução de alta performance é o tónico principal, garantida pela sua transmissão, que é uma versão atualizada da 8DCT, que recebeu melhorias em termos de durabilidade, que permitiram que correspondesse às características exigidas. Acoplada ao motor 2.0T-Gdi d 280 cv, que oferece um desempenho superior, através da aplicação de relações de transmissão exclusivas. Daí resulta uma mudança de velocidades mais rápida e uma variedade de recursos de condução únicos.

Convém lembrar que a tecnologia N DCT da Hyundai foi utilizada pela primeira vez no Veloster N, um modelo disponível na América do Norte e na Coreia, chegando ao novo i30 N como resultado de ‘feedback’ entre os entusiastas do modelo. No caso do Kauai N, a marca sul-coreana integrou todas as unidades com a N DCT. Que possui funções que prometem surpreender o condutor. Como o N Power Shift, N Grin Shift e N Track Sense Shift. Elas potenciam as capacidades do veículo através de uma gestão dedicada das velocidades.

O N Power Shift (NPS) é ativado quando o veículo acelera com mais de 90 por cento do acelerador, mitigando assim qualquer redução no binário durante as mudanças de velocidade altas de forma a garantir potência máxima para as rodas. Deste modo, aumenta o prazer de condução, dando uma sensação de “empurrão” na passagem para mudanças altas. O som que acompanha a mudança de velocidade, que vem do corte parcial do cilindro da saída de escape, destaca o caráter desportivo do veículo.

O N Grin Shift (NGS) potencia o desempenho do motor e da transmissão DCT durante 20 segundos. De forma a garantir uma aceleração máxima, o veículo irá mudar diretamente para a velocidade mais adequada. Para ativar esta função, o condutor pressiona um botão no volante iniciando uma contagem decrescente no cluster, que mostra os segundos restantes para que fique ativada. Após o boost provocado por esta função, os condutores devem esperar pelo menos 40 segundos para a utilizar novamente. Esta função permite que o condutor tire partido de todo o potencial do veículo apenas pressionando um botão, por exemplo, quando procura melhorar o seu tempo em pista. Também pode ser útil na ultrapassagem ou na entrada de uma autoestrada.

Por fim, o N Track Sense Shift (NTS) otimiza a transmissão para uma condução em pista, permitindo que o condutor se concentre no volante. Reconhece as condições ideais para uma condução dinâmica e é ativado automaticamente. O veículo seleciona a mudança e o tempo correto de mudança de velocidade, em condições de condução desportiva para fornecer a melhor performance, tal como um piloto profissional de corrida. Estas funções são adicionados ao N Grin Control System, que já integra cinco modos de condução diferenciados: Normal, Eco, Sport, N e Custom.

Ao contrário de um veículo com transmissão automática tradicional, nos veículos Hyundai com N DCT, o condutor pode optar por desligar a creep function, que é desligada e o carro está engatado na mudança D, este não inicia a marcha automaticamente quando o pedal do travão é libertado. Dependendo do condutor, este recurso também pode ser útil para aumentar o conforto e conveniência. Há também a opção de trocar para o modo manual utilizando as patilhas de mudança ou o botão de engrenagem.

Share this Post