Herta vence em Long Beach e Palou é campeão

INDYCAR EDITOR

Long Beach foi palco de mais uma emocionante prova de IndyCar, que acabou por decidir o título em favor de Alex Palou. Para tal bastou que Colton Herta negasse a vitória a Josef Newgarden com uma ultrapassagem sem mácula ao piloto da Penske. E também que o espanhol da Ganassi Racing fosse quarto classificado atrás de Herta, Newgarden e do seu companheiro de equipa Scott Dixon, a quem sucedeu na galeria de campeões da disciplina.

A corrida começou sob a égide de Josef Newgarden, que levou atrás de si Dixon e Hélio Castroneves, enquanto Felix Rosenqvist e Romain Grosjean se superiorizavam a Simon Pagenaud. Umas voltas iniciais muito ‘pacíficas’ até Ed Jones e James Hinchcliffe colidiram com Pato O’Ward no gancho do traçado californiano, também conhecido como ‘Mónaco americano’. No recomeço Herta passou Palou enquanto Grosjean fez o mesmo a Rosenqvist. Seis voltas depois foi a vez de Colton passar Pagenaud, e sete voltas mais tarde O’Ward despedida-se do campeonato, ficando parado na pista com problemas na coluna de direção.

Com as bandeiras amarelas as boxes ficaram fechadas sendo que quando reabriram Grosjean e Rosenqvist ficaram mais tempo em pista, sendo que Newgarden emergiu na frente após os ‘pit-stops’, à frente de Dixon, Herta, Hinchfliffe e Palou. Seria na situação de bandeiras amarelas seguinte que Rosenqvista e Power pararam, sendo que Castroneves se manteve em pista e no reatamento liderava, antes de parar e deixar Graham Rahal na frente, antes de parar e devolver o comando a Newgarden, novamente seguido por Dixon, Herta, Hinchcliffe e Palou. O pião de Callum Illott fez vários pilotos pararem, deixando Herta na frente, diante de Newgarden e Dixon.

A prova decorreu sem sobressaltos até à 62ª volta, quando Connor Daly colidiu com o muro, afetando a estratégia de Rahal e significando que Herta teria de suportar a pressão de Newgarden no recomeço da prova. O piloto da Andretti nunca conseguiu ganhar uma grande vantagem sobre o da Penske, numa altura em que Dixon se instalou no terceiro posto à frente de Palou e de Pagenaud. Nas últimas voltas Josef Newagraden aumentou a sua pressão sobre o líder, mas Colton Herta acabaria por se impor por mais de cinco segundos ao seu rival.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Share this Post