Guilherme Oliveira com equipa de Alonso na F4

FORMULA 4 EDITOR

Depois da última ‘fornada’ de pilotos portugueses a competir em monolugares além-fronteiras, o nosso país volta a ter um jovem em campeonatos internacionais. Trata-se de Guilherme Oliveira, que vai disputar o Campeonato de Espanha de Fórmula 4 com a FA Racing Team by Drivex, a equipa do bicampeão do Mundo de F1 Fernando Alonso. Depois de vários títulos conquistados no karting, o piloto de 16 anos dá assim o ‘salto’ para os monopostos. E não se trata de um jovem qualquer, já que Guilherme conta já 15 títulos naquela que é considerada como a grande ‘escola’ do automobilismo.

O jovem piloto de Vila Nova de Gaia conta, entre títulos nacionais e espanhóis, várias presenças em campeonatos internacionais, tendo realizado no ano passado testes de preparação para a Fórmula 4 e disputado uma corrida isolada, onde foi o quarto classificado. Um desempenho que não passou despercebido, com propostas de praticamente todas as equipas que disputam a disciplina. Depois de uma análise profunda, a Sinergy – a empresa que gere a carreira de Guilherme Oliveira e onde teve o ‘coaching’ de António Félix da Costa – decidiu-se pela FA Racing Team Drivex, formação que é gerida em conjunto por Fernando Alonso e Miguel Angel de Castro. É também a equipa com a qual o argentino Franco Colapinto se sagrou campeão da Fórmula 4 espanhola em 2019.

“É um sonho tornado realidade. Nos últimos anos tenho trabalhado arduamente e conseguido bons resultados no karting, sempre com o objetivo de dar este salto para a F4, e fazê-lo com a FA Racing Team é espetacular”, reagiu o piloto gaiense, salientando: “O Fernando Alonso sempre foi o meu ídolo, aliás sempre fui o # 14 por inspiração nele. É para mim um grande orgulho representar as cores Nacionais ao serviço da equipa FA Racing Team by Drivex e quero agradecer esta grande oportunidade ao próprio Fernando Alonso, ao Miguel Angel de Castro e à Synergy, que gere a minha carreira. Estou motivado e com toda a vontade de começar os testes de preparação”.

Para Miguel Angel de Castro a inclusão de Guilherme Oliveira na equipa era algo que já ambicionava desde 2020. “Este namoro com o Guilherme começou já o ano passado, o ADN da FA Racing Team é 100% vencedor e vimos no Guilherme essa mesma forma de estar, pelo que tanto eu como o Fernando Alonso identificámos de imediato como uma prioridade contar com ele. Estou muito contente por termos conseguido garantir o Guilherme na nossa equipa e mal pudemos esperar pelo inicio do campeonato e ver o que ele é capaz de fazer com as cores da nossa equipa”, confidenciou.

A Fórmula 4 utiliza carros construídos e projetados pela Tatuus. Os chassis são construídos a partir de fibra de carbono e apresentam um motor 1.4 turbo Abarth, com 160 cavalos de potência. O objetivo da disciplina é fazer com que a passagem do karting para os monolugares seja o mais transparente possível, com regulamentos e custos regulados. O Campeonato Espanhol de F4 2021 está programado para sete jornadas, cada uma delas com três corridas, com início programado para Abril e final em Novembro. Todas as provas terão lugar em circuitos de prestígio, maioritariamente utilizados pelas categorias superiores e até pela F1. Duas das corridas terão lugar fora de Espanha, uma em Portugal, no autódromo de Portimão e outra na Bélgica, no mítico circuito de Spa- Francorchamps.

Calendário

10-11 Abril: Jarama

24-25 Abril: Spa Francorchamps

9-11 Julho: Portimão

31 Julho/1 Agosto: Motorland

18-19 Setembro: Valencia

2-3 Outubro: Jerez

13-14 Novembro: Barcelona

Share this Post