A Ford parece alinhar pelas novas tecnologias mais amigas do ambiente, surgindo com a variante mild-hybrid do proulsor 1.0 EcoBoost para animar o Focus, que alia o motor de 125 ou 155 cv com um elétrico de 48 v. Sendo que as vantagens não são só ambientais, e têm muito de racionais, já que pressupõe uma poupança de 17% em relação à opção 1.5 EcoBoost de 150 cv. Um aproveitamento do bloco que também já equipa os modelos Fiesta e Puma, sendo que o sistema que recorre a baterias de iões de lítio substitui o alternador e o motor de arranque.
Tal como sucede nos seus ‘irmãos’ mais pequenos este Focus aproveita as duas estratégias de assistência ao motor de combustão interna. A primeira é em termos de binário, que produz até 24 Nm, reduzindo o esforço do motor de combustão. Depois proporciona um suplemento de binário, adicionando 20 Nm quando o motor de combustão está em carga máxima e até 50% mais em regimes mais baixos sem comprometer a performance.
É claro que este Focus vem com este argumento mil-hybrid e com outros, mormente algumas inovações ao nível da tecnologia ligada à condução e ao info entretenimento. O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é o ‘cartão de visita’ para uma renovação a bordo percebida. Conta com gráficos específicos, melhorando a conectividade com a oferta de série do sistema FordPass Connect, que contará com sistema ‘Local Hazard Information’.
A chegada desta nova proposta da marca da oval e o preço a que surgirá no nosso país ainda não foi anunciada, Mas é sem dúvida uma boa notícia em termos de alargar o leque e mercado dos híbridos em Portugal.
Share this Post