Após largos meses de espera, o campeonato Mundial de Fórmula E arranca este fim-de semana, no México, para a temporada 9. António Félix da Costa volta a ser o representante Português no campeonato Mundial de monolugares 100% elétricos, mas o piloto luso está agora ao serviço da equipa Tag Heuer Porsche Foi em Agosto passado que António Félix da Costa deixou a equipa DS, para ingressar na equipa oficial da Tag Heuer Porsche, uma das mais prestigiantes e poderosas marcas automóveis. Desde ai Félix da Costa não descansou e esteve totalmente envolvido no desenvolvimento do novo monolugar Porsche 99XElectric Gen3, trazendo todo o seu know how para apoiar a sua equipa Porsche a preparar a nova época. Num ano de muitas novidades, onde a Fórmula E estreia o novo carro Geração 3, a incógnita sobre os favoritos às vitórias é a nota dominante, na previsão do que se pode passar nesta primeira prova, que tem lugar no Autódromo Hermanos Rodriguez, na cidade do México. António Félix da Costa já se encontra no México e prevê “um fim-de-semana imprevisível”.
“É quase um recomeço do zero, com muitos pilotos que alteraram de equipas e também com o novo carro GEN 3 da Fórmula E. Obviamente tivemos um teste em Valência, mas não se pode tirar grandes conclusões, pelo que ninguém sabe muito bem o que esperar para este fim-de-semana”, refere também o piloto de Cascais, que promete: “Do meu lado espero que a minha estreia com a Porsche corra bem e tudo farei para representar da melhor maneira esta grande marca. Honestamente estou moderadamente otimista, no sentido que sei que fizemos um bom trabalho na preparação da época, mas não sei o que esperar dos nossos adversários. Vamos dar o nosso máximo para trazer o melhor resultado para casa nesta primeira corrida no México”. Sobre as diferenças no carro novo da Fórmula E – o GEN 3, é bem mais rápido, mais leve e mais eficiente que o modelo anterior Gen 2. Com uma menor distância entre eixos, o Gen3 conta também com uma bateria mais pequena do que a usada até agora, que não só se tornou mais potente como viu a proporção de energia recuperada aumentar. No que diz respeito a potência propriamente dita, o Gen 3 conta com 350 kW, cerca de 476 cv, bem mais que os 250 kW (340 cv) do carro da segunda geração. Ao nível do carregamento das baterias os carros da Gen 3 passam a dispor de carregamentos até 600 kW.
Quanto à lista de inscritos para a temporada 2023, são vários os nomes candidatos ao títulos, com Stoffel Vandoorne, actual campeão em título, agora ao serviço da DS Penske, juntamente com Jean Eric Vergne. A Maserati também entrou oficialmente na Fórmula E, contando com a experiência de Edoardo Mortara e a rapidez de Max Guenther. Também a Mclaren ingressou oficialmente na Fórmula E, contando com Rene Rast e Jake Hughes. A Porsche como já referido conta agora com Félix da Costa, que faz equipa com o Alemão Pascal Wehrlein. No fundo uma grande incógnita, com uma lista de inscritos de grande nível, num total de nove construtores, que estão oficialmente presentes no Mundial de Fórmula E. O programa do Mexico e-Prix tem inicio sexta-feira, com uma sessão de treinos livres. No Sábado tem lugar a 2ª sessão de treinos livres, seguida da qualificação A corrida, com duração de 45 minutos e uma volta, tem inicio marcado para as 20h50 (hora Portuguesa), com transmissão televisiva em directo no Eurosport 2 e n Eleven 3.
Share this Post