Félix da Costa: “Pódio é resultado da mentalidade”

FORMULAS ❯ FE EDITOR EXECUTIVO

António Félix da Costa ‘trepou’ ao segundo lugar do Campeonato do Mundo de Fórmula E, depois de ter subido ao último lugar do pódio na segunda corrida do fim de semana Nova York, depois de um primeiro confronto penoso, em que apenas terminou na 12ª posição. O piloto piloto Português da DS Techeetah sabia que em circunstâncias normais estar no primeiro grupo de qualificação – destinado aos primeiros colocados no campeonato – seria uma desvantagem, pois dificilmente estaria nos primeiros postos da grelha de partida, pois ultrapassar no traçado ‘desenhado’ da zona portuária de Brooklyn é extremamente difícil.

E se na corrida de sábado as dificuldades confirmaram-se, no domingo alguma chuva a partir do segundo grupo de qualificação acabou por permitir a Félix da Costa partir de sétimo. O que fez toda a diferença, pois para além de uma boa largada, António fez uma grande recuperação até chegar ao quarto posto, altura em que um toque no muro de Mitch Evans lhe proporcionou a subida à terceira posição final. “É mesmo nestes momentos que mostramos do que somos feitos. Sábado tivemos um dia complicado, mas na DS Techeetah juntámos-nos, tentámos procurar e entender o que tinha corrido menos bem e voltámos hoje com a máxima motivação”, refere o piloto de Cascais.

Félix da Costa não fica com todos os ‘louros’ para si: “Este pódio é o resultado da mentalidade que tanto eu como a equipa temos, que é nunca desistir e lutar sempre. Trago 16 pontos importantes para o campeonato e mais que tudo subi a 2º na tabela de pontos, bem próximo do primeiro, isto quando faltam quatro corridas até ao final. Vão ser quatro finais, muito disputadas e bem complicadas para os pilotos que estão no grupo 1. Se vamos vencer este campeonato não posso confirmar, mas garanto que vou lutar e tudo farei para o conseguir”,

Com estes resultados conseguidos as contas do campeonato deram novamente uma grande reviravolta, com Sam Bird a passar para a liderança da tabela de pontos, com 81 pontos, seguido de Félix da Costa com 76, e também Robin Frijns, também ele com 76. Numa altura que faltam disputar quatro corridas até ao final da temporada, a discussão do título Mundial de Fórmula E está ao rubro, com 22 pontos a separarem os dez primeiros classificados.

A próxima prova da Fórmula E tem lugar em Londres, nos dias 24 e 25 de Julho, em mais uma jornada dupla. Entretanto Félix da Costa não descansa, visto que já no próximo fim-de-semana regressa à ação ao Mundial de Resistência, para a 3ª prova da temporada, que tem lugar no Autódromo de Monza. Recorde-se que AFC é atual líder do Mundial FIA WEC na categoria LMP2.

Share this Post