Fabio Quartararo arranca ‘pole’ a ‘ferros’ em casa

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

A qualificação do Grande Prémio de França de MotoGP foi para lá de empolgante, com sucessivas mudança de líderes na tabela de tempos na decisiva Q2. Se inicialmente se pensou que Johann Zarco podia repetir a façanha dos treinos livres, depois tudo mudou, porque as condições da pista no Circuito Bugatti – Le Mans se foram alterando. De tal modo que Jack Miller, o vencedor da corrida anterior em Jerez, chegou a ser o mais rápido, antes dos pilotos da Honda, Pol Esparago e Marc Márquez também o serem. O mesmo sucedeu com Maverick Viñales. Mas seria Fabio Quartararo a ter a última palavra.

O francês da Yamaha ‘pulverizou’ todas as marcas ao realizar a volta ‘mágica’ em 1m32,600s, garantindo a sua segunda ‘pole’ consecutiva em Le Mans, batendo o seu companheiro de equipa por 81 milésimas e Jack Miller por 0,104s, depois do australiano da Ducati ter feito uma última tentativa em 1.32,704. O que relegou Marc Márquez para a segunda fila da grelha de partida para a corrida de amanhã, que irá dividir xom Zarco e Franco Morbidelli, mais uma vez o mais rápido na equipa SRT Petronas. Takaaki Nakagami chegou a estar entre os quatro mais rápidos mas acabou com o oitavo lugar do ‘grid’, sendo mesmo assim o segundo melhor representante da Honda na melhor das RC123V da LCR, já que Pol Espargaro não evitou uma queda e acabou atrás do japonês.

Quem também não evitou uma queda foi Miguel Oliveira, que na altura era o oitavo mais rápido na única KTM a aceder à Q2. Uma qualificação direta assegurada pelo piloto português ao ser o quarto melhor no terceiro treino, mas que na decisão da grelha acabou por ‘pagar’ a queda com apenas o 10º lugar na largada para a corrida de amanhã. Ainda assim o piloto de Almada vai arrancar à frente de Lorenzo Salvadori e Luca Marini, os pilotos que causaram surpresa ao chegarem à segunda qualificação depois de serem os dois mais rápidos na Q1, onde o líder do campeonato, Francesco Bagnaia apenas garantiu o 16º lugar na grelha, e o campeão do Mundo Joan Mir somente o 14º.

Share this Post