Ex-piloto André Ribeiro morre vítima de cancro

INDYCAR EDITOR

André Ribeiro, antigo piloto da Fórmula Indy, faleceu aos 55 anos vítima de cancro. O brasileiro competiu na disciplina máxima de monolugares dos Estados Unidos entre 1995 e 1998, averbando três vitórias. Depois de terminar a sua carreira o ex-piloto traalhou como diretor dedesenvolvimento de negócios na área automóvel, na Group 1 Automotive, que adiantou que os motivos do falecimento se relacionaram com um cancro do intestino.

André Ribeiro, natural de São Paulo, iniciou a sua carreira internacional na Europa, competindo na Fórmula Opel Euroseries, competindo pela Team Lotus Nederland, vencendo uma prova em Spa-Francorchamps, em 1991 competiu na Fórmula 3 britãnica pela Paul Stewart Racing, sendo sexto em Donington. No ano seguinte na F3 conseguiu uma ‘pole-position’ em Silverstone e um pódio, para em 1993 conseguir duas ‘pole’ e quatro pódios, sendo quinto no campeonato. Depois foi para os Estados Unidos, para competir pela Tasman Motorsports na IndyLights.

A estreia do piloto brasileiro na Fórmula Indy aconteceu em 1995 pela Tasman, conseguindo a ‘pole’ em New Hampshire e o 17º lugar no campeonato. Na época seguinte venceu em Michigan e no Rio de Janeiro, na estreia da disciplina no Brasil, no circuito oval Emerson Fittipaldi. Concluiu essa temporada no 11º lugar do campeonato. Em 1997 fez pior e foi apenas 14º, sendo contratado pela Penske. O ano seguinte seria o seu último, marcado por muitos problemas mecânicos e terminando o campeonato apenas no 22º. Foi então que, aos 31 anos, decidiu deixar as pistas e dedicar-se ao mundo dos negócios.

Share this Post