Dupla vitória de Rodolfo Ávila no TCR China

TURISMOS EDITOR

Rodolfo Ávila esteve em grande destaque ao averbar duas vitórias na ronda do TCR China que se disputou no passado fim de semana no Circuito Internacional de Zhouzhou, na província de Hunan. O formato da prova foi ligeiramente diferente do habitual, visto que o programa incluiu quatro corridas, em vez de duas, e por conseguinte duas sessões de qualificação disputadas na sexta-feira. Por seu lado, as mesmas corridas foram pontuáveis para os campeonatos TCR China, a prioridade da equipa MG XPower Racing, e TCR Asia Series. Para além disso, os carros da “Super Class” do Campeonato de Carros de Turismo da China (CTCC), que não pontuam para nenhuma destas competições, também participaram, determinando que cada corrida tivesse três classificações distintas: TCR China, TCR Ásia e Geral.

Na primeira sessão de qualificação, Ávila fez o melhor tempo do trecho da Q1, que apura os doze mais rápidos para a Q2, feito que não repetiu na Q2, onde foi o quarto mais rápido, após ter sido obrigado a parar nas boxes durante a sessão devido ao muito fumo vindo do sistema de escape dentro do cockpit. Na segunda sessão de qualificação, para as corridas de domingo, Ávila voltou a ser o mais rápido na Q1, mas ficou-se pela quinta posição na Q2, depois de um erro da equipa na escolha de pneus. Na primeira corrida do fim de semana, realizada na manhã de sábado, Ávila soube manter-se longe da confusão, fazendo a sua corrida, terminando em terceiro da classificação geral, o que lhe valeu o triunfo entre os concorrentes do TCR China e o segundo lugar entre os participantes do TCR Ásia.

Já na segunda corrida Ávila, que arrancou do sétimo lugar devido à regra da grelha invertida, fez uma primeira volta brilhante, subindo até ao segundo lugar. A corrida foi pouco depois interrompida pelo “safety car”, chamado à pista para retirar um carro imobilizado em zona perigosa. Após recomeço, quando estava na luta pela primeira posição, Ávila foi obrigado a abandonar quando se deu um princípio de incêndio dentro do seu MG 6 XPower TCR # 20. O programa de domingo repetiu-se, tal como se repetiu o resultado de Ávila na corrida matinal. O piloto da RAEM aproveitou o início de corrida para subir lugares desde o sexto lugar até ao Top-3. Sem cometer erros ou excessos, Ávila terminou no terceiro lugar da geral, batendo o favorito Ma Qing Hua (Lynk & Co) ao “sprint”, conquistando também o segundo lugar entre os carros da classe TCR e vencendo pela segunda vez este fim de semana entre os concorrentes do TCR China.

Na segunda corrida de domingo, e largando do sétimo lugar, Ávila ainda conseguiu imiscuir-se na luta dos cinco primeiros, mas problemas de travões obrigaram-no a abrandar para levar o carro até ao fim. Mesmo assim, Ávila finalizou no sexto posto da geral, quinto entre os participantes do TCR Ásia e terceiro no TCR China. “Foi um fim de semana difícil, com diversos pequenos problemas técnicos, mas onde o resultado final não foi muito mau. Visto que a MG XPower Team está concentrada no TCR China, estas duas vitórias e um pódio acabam por ir de encontro aos nossos objetivos”, referiu o piloto de Macau em jeito de balanço.

D referir que a paragem forçada de três meses a meio da temporada obrigou à revisão do calendário. Sendo assim, a última prova pontuável para o TCR China será novamente a dobrar, num programa que inclui quatro corridas e que decorre de 6 a 7 de Novembro, no Circuito Internacional de Xangai.

Share this Post