DTM com um só composto de pneus da Michelin

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

As mudanças no DTM em 2021 são profundas e não se limitam a trocar os carros de Turismo Classe 1 pelos GT3. Vai mais longe e deixa de utilizar os pneus da Hankook para passar a correr com os Michelin. Nos novos regulamentos da disciplina prevêm que sejam utilizadas gamas de borracha de composto médio. Inicialmente o fabricante francês tinha defendido o uso do composto duro (S9) depois de ter sido anunciado como fornecedor oficial do campeonato. Contudo, devido a preocupações com a degradação limitada levariam a corridas monótonas, por isso os responsáveis pelo DTM manifestaram a sua preferência pelos médios (S8) do fabricante de Clermont-Ferrand, que foram usados extensivamente no teste de Lausitzring, na semana passada.

Sabe-se que o campeonato não irá permitir às equipas a opção por usar os dois compostos, optando por uma só especificação. Apesar de dois compostos permitir introduzir o elemento da estratégia no campeonato, as equipas foram contra a ideia, devido quantidade limitada de oportunidades de testes existente, que não permite uma boa compreensão dos dois tipos de pneu. Além de que o uso de mais de um composto iria complicar a tarefa de determinar o Balanço de Performance (BoP) do DTM na sua primeira época sob regras GT3.

“Atualmente tínhamos dois compostos disponíveis, mas optamos pelo mais macio como padrão”, refere Gerhard Berger, o responsável máximo pelo campeonato, explicando ainda: “Se houver uma corrida onde as temperaturas desaparecem ou a carga sobre o pneu é alta, então teremos essa opção. Mas esperamos fazer toda a época com o mais macio”. Sendo que Kelvin van der Linde, um dos pilotos envolvidos na competição, considera que a opção por um pneu médio que proporciona alguma degradação promove necessariamente melhores corridas. Além disso também acha que os Michelin S9 colocariam problemas de segurança pela dificuldade de os colocar à temperatura ideal.

“O S8 sendo tipicamente um pneu mais macio vai proporcionar mais degradação do que o S9. Ao mesmo tempo será melhor para aquecer, especialmente nos meses mais frios de agora, o que nos ajudará bastante. Por isso será mais seguro”, defende o sul-africano, que admite no entanto que “provavelmente nos meses de verão o S9 seja um pneu melhor Mas diria que que em termos de uso o S8 é possivelmente um pneu melhor porque se vai ver mais degradação e precisamos dela para ter boas corridas”.

Share this Post