Poucas semanas após a sua apresentação mundial, o DS4 passou a estar disponível no mercado português – sob encomenda. Um coupé compacto ‘premium’, que apura o design que vem caracterizando os últimos lançamentos da marca, que lhe acrescenta muita tecnologia e requinte, bem como uma motrização híbrida ‘plug-in’ E-Tense poderosa, a par com os blocos de combustão interna a diesel e gasolina que já conhecemos.
A estética deste novo DS4 é uma clara evolução do que temos visto na marca, com superfícies suaves entremeadas com linhas prismadas. A secção dianteira é marcada por uma nova assinatura luminosa. Os elegantes e sofisticados faróis integram o sistema DS MATRIX LED VISION, que combina iluminação matricial e direcional. E que são complementados por luzes diurnas compostas por duas filas de LED de cada lado (150 LED no total). As carismáticas DS WINGS ligam harmoniosamente os faróis à grelha do radiador. Dependendo das versões, a grelha consiste numa estrutura de duas peças, com motivos em pontas de diamante, de dimensões diferentes, num efeito tridimensional de particular destaque. Acima desta, o longo capô confere à silhueta um impulso dinâmico.
O perfil combina fluidez e linhas afiladas. Os puxadores de porta embutidos acompanham as superfícies esculpidas nos flancos. A relação entre o volume do perfil da carroçaria e as rodas de grande diâmetro (incluindo uma opção de jantes de 20 polegadas com inserções ‘aero’) é herdada do ‘concept car’ DS AERO SPORT LOUNGE, conferindo-lhe uma presença incomparável.
Na traseira, o tejadilho alonga-se acentuadamente para baixo até ao óculo traseiro particularmente inclinado, com película esmaltada “Reflective Design” que sublinha um exterior de reconhecida elegância. A silhueta ganha tanto em estilo como em eficiência aerodinâmica. Os guarda-lamas traseiros revelam volume generoso, com curvas e arestas vivas na carroçaria que destacam o pilar C, o qual é marcado por um apontamento em preto brilhante, com o emblema DS Automobiles incrustado. A secção traseira apresenta uma assinatura luminosa de nova geração, com um efeito escamado progressivo, gravado a laser.
A partir da mesma silhueta, o novo DS 4 tem a capacidade de se transformar. Com o DS 4 no fulcro da gama, a elegância assume um papel dominante graças ao ‘design’ específico dos para-choques, detalhes subtis cromados e um tejadilho em preto contrastante, de forma a conferir-lhe uma presença marcante. Na vertente DS 4 CROSS joga-se a perceção visual de um SUV, com um tratamento da parte inferior dos para-choques, realçada por uma proteção específica e pintura em preto mate. Os rebordos superiores dos vidros laterais em preto brilhante, uma grelha em preto brilhante, as jantes de 19’’ específicas, as barras de tejadilho pretas e o próprio tejadilho na cor da carroçaria completam o conjunto. Como opções exclusivas, o DS 4 CROSS pode ser equipado com o sistema Advanced Traction Control, o qual garante melhor motricidade com modos de funcionamento Areia, Neve e Lama, bem como o Hill Assist Descent Control.
São 1,87 metros de automóvel, destacados por rodas de grandes dimensões – 720 milímetros (jantes até 20 polegadas e de 19 polegadas de série a partir da versão Performance Line), para um comprimento de 4,40 metros e uma altura de 1,49 metros, as dimensões conferem ao novo compacto ‘premium’ da DS uma presença marcante. Com um caráter mais dinâmico, o DS 4 PERFORMANCE LINE oferece um acabamento exterior em preto, com um Black Pack (DS WINGS, barra entre as luzes traseiras, grelha e rebordo dos vidros laterais) e jantes específicas MINNEAPOLIS em preto, para além de um interior igualmente exclusivo.
Na versão híbrida plug-in, o DS 4 E-TENSE 225 herda toda a experiência da DS Performance decorrente dos seus quatro títulos de Campeã de Fórmula E (Pilotos e Equipas), alcançados em 2019 e 2020. Tão dinâmica como eficiente, esta unidade motriz possui um motor de 4 cilindros a gasolina PureTech de 180 cv de potência e um motor elétrico de 81 kW (110 cv) acoplado a uma bateria de 12,4 kWh, o que garante autonomia em modo elétrico até 55 km (ciclo combinado WLTP). A potência combinada é de 225 cv. O elevado binário de 360 Nm permite ao DS 4 acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7,7 segundos e cobrir os 1000 metros de arranque parado em 27,3 segundos. O consumo de combustível é de apenas 1,3 litros/100 km e as emissões de CO2 cifram-se em 29 g/km (ciclo combinado WLTP).
Share this Post