A terceira prova do SuperGT japonês prevista para Suzuka foi adiada, devido ao aumento de casos de Covi-19 na parte ocidental do Japão. O Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 está previsto para o mesmo circuito, que deveria ter lugar a 29 e 30 de maio tinha tido a mesma sorte, sendo que o país atravessa atualmente uma terceira onda de pandemia que afetou de forma particular a cidade de Osaka. Num comunicado os proprietários da pista de Suzuka – a Mobilityland – refere: “Divido à disseminação do Covid-19, foi declarado o estado de emergência nos municípios vizingos, e a prioridade são medidas que evitem a expansão do vírus que temos visto na perfeitura de Mie. Face à situação social e ao ambiente médico da região, decidimos adiar a corrida, dando prioridade à segurança de todos os envolvidos nesta corrida”.
Osaka é um dos seis municípios do Japão atualmente em estado de emergência, juntamente com as perfeituras vizinhas de Kyoto e Hyogo, Aichi (cidade de Nagoya) e Fukuoka. Segundo o jornal nipónico Asahi Shinbun, Osaka reportou 1.041 casos de Covid-19 e 41 voltas no passado sábafo. O atual estado de emergência é o terceiro a ser decretado pelo governo japonês desde o início da pandemia no ano passado, e recentemente estendeu essa situação para o final de maio, depois de ter anunciado a sua conclusão para esta terça-feira.
Num comunicado a GTA – promotor do SuperGT – acrescentou que a corrida de Suzuka poderá ser reagendada para o final do ano, mas sem espetadores, dependendo da evolução de pandemia na região, não sendo afastada a possibilidade do evento ser mesmo excluído do calendário, se tal for necessário. A próxima prova do campeonato está marcada para 17 e 18 de julho em Motegi. Entretanto a corrida da Super Formula próximo fim de semana em Autopolis, situada no município de Oita, na ilha de Kyushu, foi mantida como planeado. A mais importante competição nipónica de monolugares realizou a sua segunda prova no mês passado em Suzuka. Uma corrida ganha por Tomoki Nojiri.
Share this Post