Ole-Christian Veiby veio da Noruega para dar ‘show’ aos comandos do seu Hyundai i20 R5 liderar o Rali Terras d’Aboboreira, que este fim de semana marca o ‘desconfinamento’ do Campeonato de Portugal de Ralis, e que trouxe até ao nosso país alguns dos melhores pilotos do mundo de WRC2. O sueco Georg Linnamae foi o primeiro comandante da prova do Clube Automóvel de Amarante. Mas os pouco mais de três segundos ganhos a Veiby na primeira especial seriam totalmente no segundo troço, o último deste primeiro dia, pois Liennemae perdeu mais de seis segundos para o noruegês.
Ainda assim o sueco parte para a tirada de sábado no segundo posto, a escassos três segundos segundo do líder, enquanto Pepe Lopez foi extremamente regular e colocou-se no terceiro posto. Aos comandos de um Skoda Fabia Rally 2 o espanhol segue a mais de sete segundos de Veiby, num dia onde o melhor piloto do Campeonato de Portugal de Ralis foi Ricardo Teodósio, que arranca para a jornada de amanhã a oito segundos do comandante da prova. Já o campeão em título, Armindo Araújo perdeu sete décimas para o algarvio e está completamente na luta pelo triunfo no CPR, apesar de entre eles se situar Chris Ingram, que trouxe a Portugal um Skoda Fabia R5 Evo.
Mas o grande destaque nacional tem de ir para o regressado Bernardo Sousa, que aos comandos de um Skoda Fabia R5 um pouco ‘mais idioso’, fez tempos interessantíssimos ‘calçado’ com pneus Kumho e logrou ser o terceiro melhor ‘tuga’ na segunda especial deste primeiro dia. Ainda que o terceito no CPR Miguel Correia, também em Skoda. Um contraste com Bruno Magalhães, que perder bastante segundos nas suas especiais que deram início a este evento. Uma dezena de segundos o separa de Teodósio.
José Pedro Fontes e Pedro Antunes, nos Citroën C3 Rally 2 da Sports&You, ainda perderam mais tempo, com o piloto do Porto a terminar o dia no 12º posto, duas posições atrás de Bernardo Sousa, e o Torres Vedras a situar-se imediatamente a seguir. Já nas duas rodas motrizes o melhor foi Daniel Nunes, em Ford Fiesta Rally3, enquanto na Peugeot Rally Cup Ibérica a primazia pertenceu ao espanhol Alejandro Cachon.
Classificação após a 2ª PE
1º Ole-Christian Veiby/Jonas Andersson (Hyundai i20 R5) 18.21,1
2º Georg Linnemae/Volodymyr Korsia (Volkswagen Polo GTi R5) + 3,0
3º Pepe Lopez/Pedro Vallejo (Skoda Fabia Rally2) + 7,8
4º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia R5 Evo) + 8,0
5º Chris Ingram/Ross Whittock (Skoda Fabia R5 Evo) + 8,1
6º Arnindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia R5 Evo) + 8,8
7º Miguel Correia/António Costa (Skoda Fabia R5 Evo) + 13,7
8º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 R5) + 16,7
9º Joshua McErlean/Noel O’Sullivan (Hyundai i20 R5) + 22,8
10º Bernardo Sousa/Victor Calado (Skoda Fabia R5) + 23,0
Share this Post