O Campeonato de Portugal de Karting Toyota arrancou com muita emoção espetáculo no Kartódromo Internacional de Leiria, onde Artur Loureiro, Guilgerme Morgado, Martim Marques, Rodrigo Vilaça, João Miguel Oliveira, Renato Bolzan, André Serafim, Rodrigo Ferreira e Nuno Portela venceram no fecho da jornada disputada neste arranque de temporada.
No evento organizado pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, a categoria X30 teve uma grelha de 31 pilotos, com Junho Kim (DR) a ser o mais rápido nos treinos de domingo. Na manga de qualificação o jovem sul-coreano voltou a ser o mais forte, na frente de João Miguel Oliveira (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Henrique Cruz (Kart Republic) e Duarte Pinto Coelho (Tonykart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha. Na Final, disputada em 18 voltas, Henrique Cruz liderou até à oitava volta, altura em que João Miguel Oliveira assumiu o comando em definitivo. O piloto da Batalha conseguiu vencer na frente do campeão nacional em título, Frederico Peters (Parolin). Com uma boa ponta final de corrida, Duarte Pinto Coelho conseguiu assegurar o terceiro lugar do pódio e a volta mais rápida (45,972s), logo na frente de Diogo Martins (Tonykart), que repetiu o quarto lugar obtido no sábado. Henrique Cruz mostrou rapidez para lutar pela vitória e terminou no quinto lugar, com Junho Kim na sexta posição e Tomás Leitão (Tonykart) no sétimo posto, após ter recuperado quatro lugares.
Rodrigo Ferreira (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30 Super Shifter. Na manga de qualificação, o piloto do Porto voltou a impor-se, na frente de André Serafim (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Hugo Marreiros (Tonykart) e João Barros (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha. Na Final, disputada em 16 voltas, Rodrigo Ferreira arrancou da pole-position, mas à passagem da primeira volta era André Serafim quem liderava. O piloto de Chaves esteve muito forte e, duas voltas depois, face à vantagem que tinha para a concorrência, pôde entrar ‘em modo de gestão’ para colecionar mais uma vitória à geral e na Master. Rodrigo Ferreira garantiu a segunda posição e venceu na classe Sénior, mas contou com boa réplica de Hugo Marreiros – que completou o pódio à geral e foi segundo na Master – e de Rodrigo Lessa (Birel ART), que foi quarto classificado à geral e segundo na Sénior.
Francisco Macedo (Redspeed) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Júnior. Na manga de qualificação, Martim Meneses (Kart Republic) conseguiu vencer, na frente de Santiago Alves (Parolin), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Diogo Castro (Redspeed) a arrancarem logo atrás, na segunda linha. Na Final, disputada em 18 voltas, Rodrigo Vilaça conseguiu um bom arranque e depois passou para a liderança já na segunda metade da corrida, mantendo uma curta vantagem sobre Martim Meneses, que lhe daria a vitória e a volta mais rápida na corrida decisiva. Martim Meneses, vencedor da Final no sábado, ficou logo atrás do jovem piloto de Braga, enquanto Santiago Alves também lutou pela vitória e garantiu mais um lugar no pódio.
Vencedor da prova de sábado, Martim Marques (Kart Republic) também foi o mais rápido nos treinos cronometrados de domingo,. O jovem piloto de Vila Nova de Gaia venceu depois a manga de qualificação, na frente de António Macedo (FA), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Afonso Lopes (Kart Republic) e João Barros (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha. Na Final, disputada em 16 voltas, Martim Marques voltou a mostrar a sua competitividade e bateu toda a concorrência, reforçando o seu comando no Campeonato de Portugal de Karting na categoria X30 Mini. Afonso Lopes foi o principal adversário do piloto da RAC e garantiu o segundo lugar na Final, na qual o piloto da equipa Cabo Júnior Team conseguiu ainda a volta mais rápida da corrida (50,661s).
José Pedro Pinto (Parolin) conseguiu a pole-position nos treinos cronometrados da categoria Cadete 4T. Na manga de qualificação, Guilherme Morgado (Birel ART) venceu e teve Leonor Rocha (Parolin) a seu lado na primeira linha da grelha para a Final-. Na Final de 12 voltas, Guilherme Morgado assumiu o comando das operações e garantiu mais uma vitória em 2022, reforçando a sua liderança no Campeonato de Portugal de Karting da categoria Cadete 4T. Cada vez mais determinada, Leonor Rocha conseguiu passar em definitivo para o segundo lugar durante a sétima volta e assegurou mais um lugar no pódio, logo na frente de José Pedro Pinto, que também continua a mostrar o seu talento. Francisco Correia (Kart Republic) também lutou até à bandeira de xadrez por um lugar no pódio e ficou a escassos 0,098s de José Pedro Pinto, enquanto Duarte Rodrigues (DR) recuperou quatro lugares e assegurou o top-5.
Diogo Baptista (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Iniciaçãos. Na manga de qualificação venceu José Diogo Martins (Birel ART), na frente de Tiago Caetano (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, disputada em cinco voltas. Omde José Diogo Martins largou da pole-position e liderou até à passagem da quarta volta, altura em que Artur Loureiro passou para o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez. O piloto de Vila Nova de Gaia somou a sua terceira vitória em Finais para o campeonato, sendo agora o novo líder da categoria Iniciação. Lourenço Antunes (Birel ART) garantiu um excelente segundo lugar, já que, apesar de ter arrancado da sétima posição, conseguiu recuperar até garantir o lugar intermédio do pódio, onde teve a companhia do seu colega de equipa, Tiago Caetano.
A terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 14 e 15 de maio e será disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com a organização a cargo do AIA.
Share this Post