BRX revela Thunder T1+ a nova ‘arma’ para o Dakar

RALIS ❯ TODO-O-TERRENO EDITOR EXECUTIVO

A Bahrain Raid Xtreme (BRX) revelou o Hunter para o regulamento T1+, que será tripulado por Sébastien Loeb no Rali Dakar 2022. Concebido pela Prodrive, mostrou-se prometedor na estreia na Baja Aragon, com Nani Roma a ser quinto e o francês a liderar a prova até 50 quilómetros do fim do percurso. O carro vem substituir o Hunter 4×4, que se estreou pela primeira vez no inverno do ano passado, sofreu neste novo exemplar T1+, grandes alterações, a começar pelas suas dimensões.

O Thunder tem também um curso de suspensão maior – passou de 280 mm a 350 mm – de modo a melhor ultrapassar as maiores dificuldades no deserto saudita. Os pneus de 32 polegadas e as jantes de 16 polegadas, são substituídos por borrachas de 37 polegadas e jantes de 17 polegadas. A largura atinge os 2,3 metros, o mesmo é dizer que aumenta 30 centímetros. Os elementos ligados ao rolamento, como triângulos de suspensão, amortecedores, árvore da transmissão e diferencial também mudaram. O que se destinou a melhorar o conforto do piloto, igualmente pensado no aumento do pára-brisas. O meio da carroçaria do Thunder T1+ foi desenhado pelo estúduo de Ian Callum, ex-projetista da Jaguar.

Gus Beteli, chefe da BRX, mostra-se satisfeito com a mudança do regulamento do Dakar, que considera proporcionar mais igualdade entre os 4×4 do SUV da equipa e os Toyota ou os Mini: “Percebemos, desde o nosso começo este ano, e temos colocado em prática toda esta aprendizagem na melhoria do carro. E pensamos que nosso novo Hunter T1 + é um passo em frente significativo. Estamos impacientes para regressar à Arábia Saudita em janeiro, onde procuraremos bater-nos pela vitória”.

A Podrive a proveitou entretanto a disponibilidade do Thunder T1+ para as equipas privadas. O que não sucedia no Rali Dakar 2021, onde apenas a BRX dispunha do Hunter 4×4. O novo bólide está atualmente em construção na fábrica de Bunbury, e devem etefuar um ‘shakedown’ a ele em setembro.

Share this Post