Britânicos Moore e Hall mais fortes em Portimão

VELOCIDADE ❯ ENDURANCE E GT EDITOR EXECUTIVO

Edward Moore e Marmaduke Hall, aos comandos de um Ginetta G55 GT4 da equipa Tockwith Motorsport, triunfou na segunda corrida da terceira jornada da uperCars Endurance Series, realizada domingo no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, batendo Gustavo Moura e Luís Cidade, que se haviam imposto no confronto de sábado com o Hyundai Elantra N TCR da equipa P&B Racing. No final pouco mais de sete segundos separaram os dois primeiros.

Moore e Hall, com um ritmo muito forte, ascenderam à liderança no final da primeira parte da corrida de 45 minutos, pouco antes da troca de pilotos, para depois consolidarem a sua vantagem. A vitória teve um sabor especial para os britânicos, que se debateram com problemas mecânicos na sexta-feira e só o trabalho extra da equipa, até altas horas da madrugada, ‘recuperou’ o Ginetta. E depois do segundo lugar conquistado na corrida de sábado, seguiu-se a vitória no dia seguinte. “Foi fantástico conseguir ganhar, depois dos problemas na sexta-feira. Há dois anos que não conduzia este carro, e a última vez tinha sido aqui, em Portimão, mas readaptei-me bem e ainda travei uma luta interessante com o Nicolas Pino. Este é um dia muito feliz para nós”, declarou no final Edward Moore.

Em termos absolutos, a maior oposição do Ginetta surgiu da dupla portuguesa e grande dominadora da categoria TCR, Gustavo Moura/Luís Cidade, que saiu deste fim de semana no circuito algarvio com uma vitória absoluta e um segundo lugar na geral, além de duas vitórias entre os TCR. Moura afirmou ter-se tratado de “uma jornada muito positiva que até nos permitiu passar para o primeiro lugar do campeonato por equipas. O objetivo era sempre a geral, mas se ontem [sábado] o alcançámos, hoje não deu para mais. De qualquer modo, vencemos por duas vezes a categoria e há que dar os parabéns à equipa P&B, que nos entregou um carro espetacular. Agora, há que pensar em Jerez…”.

A dupla Pedro Silva e Jorge Silva, no Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport, foi outra das grandes animadoras da corrida, nunca dando tréguas aos pilotos do Hyundai Elantra e o quarto lugar final e terceiro da categoria TCR parecia assegurado, mas a quebra de um semi-eixo deitou tudo a perder, a três voltas do fim. No pódio absoluto (e segundo TCR) terminou Daniel Teixeira, com o CUPRA León, que fez os possíveis para somar o máximo de pontos na sua categoria. José Carvalhosa e o jovem chileno Nicolas Pino, no Porsche 981 Cayman da GJG, voltaram a ser os segundos da categoria Pro (ganha pela dupla vencedora da corrida à geral).

O lituano Andrius Zemaitis (Porsche 981 Cayman) garantiu, tranquilamente, mais um triunfo na categoria Bronze, face ao francês Pierra Arraou (Audi R8), enquanto entre os GTC, categoria em que Francisco Gonçalves (Lotus Exige) foi forçado a desistir logo na fase inicial da corrida, a dupla Jemma Moore/Paulo Sousa (Ginetta G50) assegurou, sem sobressaltos, o primeiro lugar.

A próxima jornada (quarta e última), da SuperCars Endurance Series está agendada para o fim de semana de 5/7 de novembro, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.

Classificação da Corrida 2

1º Edward Moore/Marmaduke Hall (Ginetta G55 GT4/GT4 Pro) 23 voltas

2 Gustavo Moura/Luís Cidade (Hyundai Elantra N TCR) + 7.449s

3º Daniel Teixeira (CUPRA León TCR) + 24.152

4º Nicolas Pino/José Carvalhosa (Porsche Cayman GT4/GT4 Pro) + 52.821

5º Andrius Zemaitis (Porsche Cayman GT4/GT4 Bronze) + 1.27.514

6º Gonzalo de Andrés/Guillermo Aso (McLaren 570s GT4/GT4 Pro) + 1.43.249

7º Pierre Arraou (Milan Compéticion (Audi R8 GT4/GT4 Bronze) + 1 volta

8º Jemma Moore/Paulo Sousa (Ginetta G50/GTC) + 1 volta

9º Pedro Silva/Jorge Silva (Audi RS3 LMS TCR) + 3 voltas

Share this Post