Brad Binder arrisca e petisca na Áustria

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

Que corrida mais louca a deste Grande Prémio da Áustria. Uma corrida que inicialmente foi liderada pelo ‘pole-position’ Jorge Martin, mas que rapidamente se tornou numa luta a cinco… enquanto a chuva não visitou o Red Bull Ring. Nas primeiras voltas Fabio Quartararo, Jorge Martin e Francesco Bagnaia trocaram várias vezes de liderança. Depois o italiano da Ducati foi para a frente, aproveitando o duelo entre o francês da Yamaha e o espanhol da Pramac. Depois Marc Marquez e Johann Zarco juntou-se ‘à festa’, chegando mesmo a lutar com o seu companheiro de equipa.

Martin perderia fôlego, deixando Quartararo a lutar com Bagnaia, com Marquez na expetativa. Mas se o italiano da Ducati chegava a ganhar vantagem, a verdade é que rapidamente perdia essa margem. Esta luta permitiu a Martin e Zarco reagruparem, e pouco depois a Joan Mir e Brad Binder ‘colarem-se’ ao grupo da frente. É então que Johann Zarco perde o controlo da sua Ducati e vai ao solo, terminando aí a sua corrida e dizendo adeus ao segundo lugar no campeonato. As trocas de posições no grupo da frente mantiveram-se depois disse, e foi sempre assim até quatro voltas do fim, quando começaram a cair os primeiros pingos de chuva sobre Spielberg. Aí começaram as dificuldades em manter as motos em pista.

Bagnaia, Marquez, Quartararo, Martin e Mir não hesitaram e rumaram às boxes, mas não Binder, que ao manter-se em pista arriscou tudo para tentar dar à KTM a vitória em casa que a parecia iludir este ano. Mesmo com dificuldades em manter a RC16 em pista – a roda traseira escorregava bastante – na última volta, o sul-africano aguentou-se e venceu mesmo este Grande Prémio da Áustria, alcançando a sua primeira vitória da época e a sua segunda vitória no MotoGP. Nesta derradeira volta Francesco Bagnaia foi o mais lesto dos pilotos que trocara para pneus de chuva, mas embora tenha recuperado até segundo o italiamo da Ducari já não foi a tempo de alcançar Brad Binder. Ainda assim este resultado catapulta ‘Pecco’ para o segundo posto do campeonato, ainda liderado por Fabio Quartararo.

Mais atrás Jorge Martin ‘salvou’ o seu dia com a obtenção do último lugar do pódio, levando a melhor sobre Joan Mir, quarto na melhor das Suzuki. Já Fabio Quartararo não se deu bem à chuva e apenas recuperou até sétimo, enquanto Marc Marquez sentiu ainda mais dificuldades e acabou por sofrer uma queda. Uma sorte igual à que Miguel Oliveira teve a meio da prova, somando a sua segunda desistência consecutiva. O pior período da temporada que o piloto português da KTM está a atravessar.

Share this Post