Bom espetáculo no arranque do campeonato

KARTING EDITOR

Henrique Cruz, Hugo Marreiros, Paulo Martins, Santiago Ribeiro, Guillermo Hevia, Martim Meneses, Gustavo da Silva, Francisco Iglésias e José Diogo Martins vemceram no arranque do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, que teve lugar no Kartódromo de Viana do Caselo, numa organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leira. Os 91 participantes na prova inaugural de 2023 proporcionaram um bom espetáculo no evento do Alto Minho.

Na categoria X30, com uma grelha de 33 pilotos, Martim Romão (DR) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 43,708s. Na manga de qualificação, Martim Romão voltou a impor-se, na frente de Santiago Ribeiro (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Francisco Macedo (CRG) e Diogo Castro (Redpseed) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Francisco Macedo revelou-se no início o mais forte e assumiu a liderança, na qual se manteve até à 17.ª e penúltima volta, altura em que Santiago Ribeiro assumiu o comando e não mais o largou até final, festejando assim mais uma vitória e com a volta mais rápida em 43,960s. Francisco Macedo conseguiu manter o segundo lugar, praticamente colado à traseira do kart de Santiago Ribeiro, mas viria a ser penalizado e caiu para o quinto lugar. João Miguel Oliveira (Tonykart) e Frederico Peters (FA) foram assim promovidos às segunda e terceira posições, respetivamente, fazendo ambos uma excelente corrida, terminando muito perto do vencedor.

Henrique Cruz (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com a marca de 42,092s. Na Final, disputada em 17 voltas, Hugo Marreiros (Tonykart) fez um excelente arranque e assumiu a liderança na qual se manteve até à derradeira volta, altura em que, devido a um incidente, caiu em definitivo para a terceira posição e para primeira da classe Master, tendo sido o autor da volta mais rápida em 42,574s. Rodrigo Ferreira acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização fez com que caísse para o sétimo lugar. Henrique Cruz, que fez uma corrida fantástica, dado que largou da 13.ª posição, conseguiu, com a penalização atribuída a Rodrigo Ferreira vencer à geral e na Sénior. Por sua vez, Lucas Vieira garantiu o segundo lugar à geral e na Sénior.

Na categoria Júnior a Final, disputada em 18 voltas, viu Martim Meneses largar da pole-position e liderar de o princípio a fim, mas sempre muito pressionado por Tomás Gomes (Kosmic), que foi um meritório segundo classificado. Santiago Alves (Parolin) também esteve até meio corrida na discussão pela liderança, mas depois passou a travar uma luta pelo terceiro lugar com Gabriela Teixeira, tendo esta acabado por ser quarta classificada, com a volta mais rápida em 45,447s. Já na X30 Mini a final teve 17 voltas, com Afonso Lopes a largar da pole-position, mas foi Vicente Capela que liderou a primeira volta. Logo depois formou-se um trio na luta pelo comando, com Gustavo da Silva, Romeu Mello e Afonso Lopes, juntando-se pouco depois Francisco Correia (Kart Republic) e Vicente Capela.

Na Cadete 4T, cuja final foi disputada em 11 voltas, Francisco Iglésias tirou o melhor proveito da pole-position para assumir a liderança e construir uma vantagem confortável para assim garantir mais uma vitória de forma clara e com a volta mais rápida em 53.373s. Martim Gomes foi um honroso segundo classificado e Artur Loureiro (Parolin) completou com mérito o pódio, depois de arrancar da 8.ª posição. Lourenço Antunes foi um tranquilo quarto classificado e Miguel Baião (Kosmic) fechou o top-5. A final da categoria Iniciação teve cinco voltas, com Tomás Dias (Birel ART) a liderar a primeira volta, mas depois José Diogo Martins revelou-se mais forte e conservou o comando até à bandeira xadrez, para somar a sua primeira vitória esta época. Tomás Dias e Enzo Santos – que voltou a rubricar a volta mais rápida em 1m19,946s – completaram o pódio, enquanto Miguel Barbosa e Tomás Fontes fecharam o top-5.

Share this Post