Bezzecchi faz a ‘pole’ na Grã-Bretanha depois de cair

MOTO GP EDITOR

Marco Bezzecchi garantiu a ‘pole-position’ para o Grand Prémio da Grã.Bretanha de MotoGP, que este fim de semana se disputa no Circuito de Silverstone, apesar de logo após fazer a melhor volta – 2m15,369s – ter sofrido uma queda. Sendo que o italiano da VR46 não foi o único a ir ao solo. O mesmo aconteceu com o líder do Campeonato do Mundo, Francesco Bagnaia, Luca Marini ou com Alex Marquez. Jack Miller chegou quase a ter a mesma sorte, mas o máximo que o australiano fez foi perder o controlo da sua KTM e sair em frente para a gravilha. Mais importante do que isso foi o que mais se aproxiimou de Bezzecchi, ficando a 0,270s, e por isso garantiu um lugar na primeira linha da grelha, onde também figura Alex Marquez, que se quedou a mais de quatro décimas da melhor marca.

O mau tempo que se faz sentir no Reino Unido foi o grande responsável pelos percalços sofridos por vários pilotos, com a queda da Bagnaia em Brooklands a ser aparatosa e a provocar danos na Ducati do Campeão do Mundo, que já não chegou a tempo de melhorar a sua prestação com a moto de reserva. ‘Pecco’ teve mesmo de se contentar com o quarto tempo a mais de sette décimas de Bezzecchi, sendo por isso relegado para a segunda linha do ‘grid’, onde tem a companhia de Augusto Fernandez e Luca Martini. O espanhol da GasGas foi mesmo a grande surpresa desta qualificação, ao ser o segundo mais rápido da Q1 e assim ter o ‘passaporte’ para a decisiva sessão, juntamente com Franco Morbidelli, cujo apuramento contrastou com o seu colega e equipa na Yamaha, Fabio Quartararo, que realizou a sua pior exibição da temporada ao ser o mais lento em pista.

Na Q2 os homens da Pramac não se sentiram à vontade à chuva, e o máximo que Jorge Martin conseguiu foi qualificar-se em sétimo, sendo assim relegado para a terceira fila da grelha, que divide com Maverick Viñales, o melhor representante da Aprilia, e com o seu colega de equipa Johann Zarco. Brad Binder também não conseguiu acompanhar o andamento do seu companheiro de equipa Jack Miller na KTM, e foi 10º na frente de Franco Morbidelli e de Aleix Espargaro, que na pista molhada de Silverstone não conseguiu repetir a performance da véspera. Ena Bastianini também não logrou levar a segunda Ducati até à Q2, muito embora não tenha falhado esse objetivo por pouco. O que não foi o caso de Marc Marquez, que foi apenas quarto na primeira qualificação, adensando a sua situação no seio da Honda.

O regressado Pol Espargaro foi quinto na Q1, mas isso foi natural, já que o espanhol da GasGas não competia desde o seu acidente no GP de Portugal. Foi ligeiramente melhor do que Miguel Oliveira, que apesar das condições climatéricas se quedou pelo sexto registo nesta primeira qualificação, à frente de Iker Lecuona, na segunda Honda oficial, e de Fabio di Giannatonio, que na segunda Ducati da Gresini Racing não evitou uma queda paratosa na curva 1.

Share this Post