Bagnaia ganha GP de Itália e amplia vantagem

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

Francesco Bagnaia ampiou a sua vantagem na frente do campeonato ao impor-se este domingo no Grande Prémio de Itália de MotoGP, que dominou por completo, confirmando aquilo que já mostrara no ‘sprint’ de sábado em Mugello, onde as Ducati foram ‘rainhas’, monopolizando as quatro primeiras posições. Faltou a de Marco Bezzecchi, e por essa razão o piloto da Mooney VR46 saiu do circuito da Toscânia a 21 pontos do Campeão do Mundo, quando tinha iniciado o fim de semana a apenas um ponto de ‘Pecco’ Bagnaia. A ‘pole-position’ já granjeava um grande favoritismo ao piloto da Ducati # 1, que depois na corrida provou mais uma vez ser a força a bater. A concorrência fez o que pôde, sobretudo Jorge Martin, que viria a terminar na segunda posição e protagonizou a oposição possível ao transalpino.

Apesar de Martin ter sido Martin a rodar quase toda a corrida atrás de Bagnaia, o primeiro adversário a fazer-lhe frente foi Jack Miller, que arrancou melhor do que o Campeão do Mundo, que saltou para o comando na curva 2 de Mugello. Depois ‘Pecco’ consolidou-o ao longo das 23 voltas da corrida. No final da volta inaugural Bagnaia já tinha quatro décimas de vantagem sobre Martin, que rapidamente deixou Miller para trás. O espamhol da Pramac conseguiu depois destacar-se do pelotão de perseguidores, mas nunca conseguiria alcançar Bagnaia, que no final cruzou a meta com mais de um segundo de diferença para o segundo classificado, numa prova marcada pela queda de Marc Marquez, quando o espanhol da Honda lutava pelo terceiro posto com Luca Marini e o seu irmão Alex Marquez, que na melhor das Ducati de Gresini também viria cair, depois de no começo da prova ainda ter chegado a dar uns toques na Honda de Marc e na KTM de Miller. O australiano não conseguiria aguentar o ritmo das Ducati e acabaria a corrida apenas na sétima posição, deixando o protagonismo da discussão pelo último lugar do pódio a Johann Zarco e a Luca Marini. Um duelo que ficaria decidido a favor do francês da Pramac Racing na 18ª volta, pelo que o italiano da Mooney VR46 se teve de contentar com a quarta posição.

Brad Binder teve um começo fulgurante, mas a penalização de ‘long lap’ devido ao incidente do ‘sprint’ da véspera obrigou-o a uma grande recuperação que o levou ao quinto posto final, não obstante uma lesão no tornozelo devido a uma queda de bicicleta no começo do fim de semana. O sul-africano logrou deixar para trás não apenas o seu colega de equipa Jack Miller como também Aleix Espargaro, que levou a melhor das Aprilia ao sexto lugar final, num fim de semana não muito positivo para a marca italiana, que viu a sua outra GP-RS oficial, de Maverick Viñales ser apenas 12º, e Miguel Oliveira abandonar por queda quando rodava nos pontos, atrás de Fabio Quartararo. O francês da Yamaha completou o top dez, mas atrás do seu companheiro de equipa Franco Morbidelli. Bezzecchi foi apenas oitavo na segunda Ducati da VR46, à frente do regressado Eena Bastianini, que apesar de vir de uma grande lesão levou a segunda Ducati oficial ao nono posto final.

Share this Post