Fabio Quartararo é o novo Campeão do Mundo de MotoGP, depois do seu rival Francesco Bagnaia, autor da ‘pole-position’, ter sofrido uma queda no Grande Prémio da Emilia Romana, que hoje se disputou no Circuito Marco Simoncelli, em Misamo. Bagania precisava de bater Quartararo por três pontos para levar a decisão do campeonato para o Autódromo Internacional do Algarve, onde tem lugar a derradeira rova da temporada. E ‘Pecco’ estava no bom caminha quando liderou as primeiras 22 voltas da corrida, enquanto o francês da Yamaha reiperava da 15ª posição em que largou.
Só que uma queda de Francesco Bagnaia na fase final da prova deitou tudo a perder, tanto mais que Fabio Quartararo viria a terminar na quarta posição. Resultado mais do que suficiente para lhe entregar o cetro por antecipação, fazendo com que se torne no primeiro francês a sagrar-se campeão do MotoGP, e apenas com 22 anos. Um autêntico ‘balde de água fria’ para os adeptos italianos, que já sonhavam, pelo menos, com uma vitória do seu novo herói, naquele que foi o último grande prémio de Valentino Rossi em solo transalpino.
As primeiras voltas ‘sorriram’ a ‘Pecco’ Bagnaia, Jack Miller e Miguel Oliveira, que inicialmente ocuparam as três primeiras posições, com o português da KTM a realizar um bom arranque desde o quinto lugar em que largou. Miller consegiiu passar o seu companheiro de equipa, para este logo recuperar o comando, sendo que Oliveira seria depois ultrapassado pelo homem que viria a ganhar a corrida Marc Marquez. No entanto nessa altura nada fazia prever que tudo iria mudar na fase final, pois os dois pilotos da Ducati acabariam por sofrer quedas a promover Marquez ao primeiro lugar e Pol Espargaro ao segundo, dando à Honda uma surpreendente dobradinha. Problema na KTM acabariam por ditar o abandono de Oliveira, promovendo Enea Bastianini ao último lugar do pódio e Fabio Quartaro ao quarto lugar, com Johann Zarco a completar o top cinco, na melhor das Ducati da Pramac.
Outros beneficiados pelas desistências dos pilotos da Ducati e de Miguel Oliveira foram Alex Rin, sexto na melhor Suzuki, Aleix Espargaro, sétimo na melhor Aprilia, Maverick Vinales oitavo na segunda Aprilia, Luca Marini, nono na segunda Ducati Avintia, e Brad Binder, na melhor KTM.
Share this Post