Bagnaia bate Bezzechi na ‘sprint race’ de Mugello

MOTOCICLISMO ❯ MOTO GP EDITOR EXECUTIVO

Francesco Bagnaia começou com o ‘pé direito’ o seu fim de semana em Mugello, pois venceu esta tarde a corrida sprint do Grande Prémio de Itália de MotoGP batendo o seu compatriota Marco Bezzecchi. Um duelo entre os dois homens que lideram o Campeonato do Mundo, e que depois de terem chegado ao traçado da Toscânia separados por apenas um ponto, e que depois do triunfo do Campeão do Mundo no confronto de 20 voltas viram essa diferença aumentar para quatro pontos. Sendo que ‘Pecco’ Bagnaia partia para a prova na ‘pole-position’ e tiro partido dela quando a corrida se iniciou. Isto apesar de momentaneamente ter perdido a liderança, na segunda volta, quando Jorge Martin – que viria a subir ao último lugar do pódio – passou pelo comando.

Mas a chuva começou a cair com pouca intensidade sobre Mugello e no começo da quarta volta Bagnaia voltou ao primeiro posto. Uma volta depois Bezzecchi imitou o seu compatriota, deixando para trás Martin, que passou a ter de se preocupar com Johann Zarco, seu colega de equipa na Pramac Racing. Bezzecchi começou então a pressionar o Campeão do Mundo, mas ‘Pecco’ foi capaz de ir repelindo todos os ataques do piloto da Mooney VR46. Já mais atrás e depois de Alex Marquez cair na primeira volta devido a um ‘encosto’ de Brad Binder, o sul-africano da KTM foi penalizado com uma ‘long lap’, o que deu protagonismo ao seu colega de equipa Jack Miller. O australiano protagonizou então um intenso duelo com Marc Marquez pelo sexto posto, já que à sua frente Luca Marini rodou solitariamente na quinta posição, pois não se conseguia aproximar do duo da Pramac que seguia à sua frente nem se via ameçado por Marc Marquez ou Jack Miller.

Apesar da queda de alguns pingos de chuva ninguém no pelotão optou por ir às boxes e trocar para motos com pneus para piso molhado. Sendo que na frente Bagnaia procurou distanciar-se de Bezzecchi, o que conseguiu episodicamente. Depois de perderem terreno para o piloto da Mooney VR46 Martin e Zarco conseguiram aproximar-se novamente dos dois primeiros, fazendo com que as quatro Ducati da frente se reagrupassem para um final agrupado, com Bagnaia a bater Bezzecchi por mais de três décimas e os dois homens da Pramac a cortarem a meta nove décimas depois do vencedor. Atrás de Marini Miller levou a melhor sobre Marc Marquez, atrás do qual terminou Aleix Espargaro na melhor das Aprilia. Regressado de lesão Enea Bastianini fez uma prova notável, levando a segunda Ducati oficial ao nono lugar.

Binder conseguiria terminar no top dez depois de uma recuperação após a penalização de ‘long lap’, que culminou com as ultrapassagens a Fabio Quartararo e Miguel Oliveira. O piloto português da RNF, ainda com dores da lesão sofrida, fez a prova possível e foi o segundo melhor representante da Aprili ao cortar a meta no 12º lugar, à frente de Maveick Vinales, na segunda Aprilia oficial, que não dá pontos mas mostra que Miguel está em forma para pensar em pontuar na corrida principal a disputar amanhã.

Share this Post