Francesco Bagnaia obteve um triunfo indiscutível na corrida ‘sprint’ do Grande Prémio das Américas de MotoGP, que este sábado se disputou Circuito das Américas, em Austin (Texas). O italiano da Ducati, que largou da ‘pole-position’, não teve inicialmente facilidades, dada a réplica que lhe foi dada por Alex Rins, que já surpreendera na qualificação ao garantir o segundo lugar da grelha de partida. Depois o Campeão do Mundo conseguiu escapar-se na frente, deixando o espanhol da LCR Honda a lutar com o seu compatriota Jorge Martin.
Apesar de cometer alguns exageros, que o fizeram perder o lugar para Martin, e de um toque entre os dois, Rins conseguiria eventualmente levar a melhor sobre o piloto da Pramac, que também cometeu os seus excessos e se viu a lutar pelo terceiro posto com Aleix Espargaro, depois deste ter chegado a liderar a perseguição a Bagnaia. Na melhor das Aprilia, Aleix pareceu capaz de discutir o triunfo até dada altura da contenda, mas a verdade é que depressa percebeu que não tinha argumentos para ‘Pecco’ Bagnaia, pelo que passou a empenhar-se na luta pelo pódio. E apesar de alguns excessos de Alex Rins, o piloto da Aprilia começou a ter dificuldades com o pneu traseiro da GP-RS # 41 e a discussão pelo segundo posto com o homam da LCR Honda tornou-se inglória. Restou-lhe pois lutar com Jorge Martin, que numa manobra audaz lhe fez uma ‘tesoura’ que sentenciou o terceiro posto em seu favor.
A prova ficou também marcada pela queda do vice-campeão do Mundo Fabio Quartaro, que tal como na qualificação procurava extrair o máximo da sua já pouco competitiva Yamaha M1. Um desfecho infglório para o francês, que no começo da corrida conseguiu imiscuir-se entre os pilotos oficiais da Aprilia, apesar de ter arrancado de oitavo, mas que depois foi traído pela instabilidade da sua moto quando procurava lutar com Martin na quinta volta da corrida, Quem esteve para cair foi Brad Binder, que contrariamente ao seu colega de equipa Jack Miller, conseguiu ‘segurar’ a sua KTM para a levar a um meritório quinto lugar, porquanto o sul-africano chegou a lutar com os homens da Aprilia, antes de Aleix Espargaro se escapar e se aproximar do trio da frente e de Maverick Viñales e ‘cair’ para o 19º posto.
Mais atrás os dois pilotos da Mooney VR46 discutiram posições com Binder e Miguel Oliveira, mas depois não tiveram argumentos para o sul-africano, com Marco Bezzecchi a levar a melhor sobre Luca Marini depois de também se superiorizar a Oliveira, que no seu regresso após o acidente de Portimão fez uma prova corajosa, já que largando de 15º viria a cortar a meta na oitava posição somando os seus primeiros pontos pela equipa RNF Criptodata. Claro que sem os argumentos da maioria dos seus adversários, o ‘Falcão’ acabou por capitalizar azares alheios, nomeadamente o percalço de Jack Miller para terminar diante do australiano da KTM.
Share this Post