Não podia ter começado melhor a temporada do Troféu Mini 2022 para a dupla formada por Luís Spúlveda e D. Aguiar. Já na sexta edição, a competição dos pequenos carros britânicos teve o seu arranque com duas boas corridas no Autódromo do Estoril, onde, com tempo primaveril, nove Mini arrancaram para a primeira prova do ano. A ‘pole position’ era da dupla Sepúlveda/Aguiar que durante a primeira parte da corrida liderou confortavelmente. Todavia, a entrada do ‘safety-car’ próximo do início da janela de troca de pilotos fazia com que toda a vantagem do líder se eclipsasse. Atrás exista uma interessante luta entre 3 outros MINI pela segunda posição encabeçada pelos Brasileiros Gui Affonso / João Fedorowicz, pela equipa de Fátima de Joel Reis e Rui Silva e o Eborense Mario Marcão.
Com a saída do safety-car, começava a troca de Pilotos e carambola na classificação. Quem passava a liderar era o Mini de Reis/Silva, seguindo de Sepúlveda/Aguiar. O novo líder foi mantendo a liderança até final, só quando a corrida terminou, os comissários anunciavam uma penalização por incumprimento pelo tempo de troca de pilotos por 12 segundos. Só que o segundo classificado, também incumpria o tempo da troca, mas por apenas 0.27 segundos. Seguindo as regulamentações em vigor da FPAK, eram aplicados respetivamente 46 e 68 segundos de penalização. Assim a vitória acabaria por sorrir a Sepúlveda/Aguiar. Em terceiro, ficaria Mario Marcão que teve um excelente regresso à competição com a interessante luta que teve com Afffonso/Fedorowicz que foram penalizados por excesso de velocidade no pitlane. Quem teve a sua estreia em competição foi Carlos Martins que conseguia a quinta posição final.
Após o almoço teve lugar a segunda corrida de 40 minutos do trofeu patrocinado pela FS Automoveis. Com a grelha de partida a ser o resultado da qualificação de sábado à chuva, tudo estava em aberto para a segunda corrida. Desta vez foi a dupla de Fátima com Reis/Silva passarem para a frente da corrida e começarem a liderar sobre a pressão de Sepúlveda/Aguiar. Só que este não era o fim-de-semana dos líderes, desta vez a ser o cabo do acelerador a partir. A partir deste momento o Mini de Sepúlveda/Aguiar não seria mais incomodado, conseguindo uma pequena vantagem e aproveitando a luta a quatro pela segunda posição entre Bruno Lima, Mario Marcão, a dupla Brasileira Affonso e Fedorowicz e também o estreante Paulo Amorim. Foi esta a luta que animou o confronto, com ultrapassagens em praticamente todas as voltas até à troca de Piloto.
Após a troca de Piloto, a dupla brasileira acabaria por trocar em menos tempo que o permitido, sendo penalizada com um drive through e ficando fora da luta pelo segundo lugar. Após a troca Bruno Lima conseguiu construir uma pequena vantagem, suficiente para livrar-se dos seus adversários e conquistar a segunda posição. A luta pelo terceiro lugar foi mesmo até à bandeira, com o estreante Paulo Amorim a continuar a melhor a sua performance e conquistar um merecido terceiro lugar. Todavia, após a corrida terminar, Amorim foi mesmo penalizado também por incumprimento na paragem de troca de Pilotos. A classificação final colocava assim Mario Marcão em terceiro, fazendo dois terceiros ugares no total do fim-de-semana. Destaque ainda para João Cavaleiro e Silva que conquistou a 5ª posição chegando ao pelotão do terceiro lugar no final da segunda corrida apesar de alguns problemas no seu carro.
O Troféu Mini regressa nos próximos dias 14 e 15 de Maio para o evento Supercars em Jarama na carismática pista Madrilena.
Share this Post