Armindo Araújo mostrou que os seus dotes de condução não se resumem aos ralis, e na sua primeira experiência no todo-o-terreno com um SSV se pode sair bem. Foi o que aconteceu na 35ª edição da Baja Portalegre 500 , onde esteve envolvido na luta pela vitória. Integrado no Team Can-Am Off Road Team, e acompanhado pela também estreante Beatriz ‘Bia’ Pinto, o campeão nacional de ralis alcançou um excelente terceiro lugar na classificação absoluta dos veículos ‘Side by Side’.
Nesta que foi a sexta proova do Campeonato Nacional de Todo-o Terreno Road to Dakar, mais uma vez organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, as complicadas condições climatéricas só acrescentaram mais dificuldades aos concorrentes, mas Armindo esteve ao seu melhor nível, e logono prólogo, de 3,5 km que se disputou na sexta-feira, registou o segundo melhor tempo e durante os setores seletivos seguintes manteve-se na luta pela vitória, mas uma pedra que danificou uma das bombas de travão acabou por não lhe permitir chegar ao triunfo.
Já Luís Cidade e Pedro Mendonça ficou em quinto numa prova que não foi isenta de dificuldades. O jovem piloto de Matosinhos teve um problema técnico logo no segundo setor seletivo da prova que o colocou no 27º lugar. No entanto, o campeão júnior encetou uma excelente recuperação durante o dia de sábado conseguindo conquistar várias posições da tabela classificativa. Mas, mais uma vez deparou-se com contrariedades e o au funcionamento do sistema Sentinel aliado à falta de respeito dos pilotos com menos ritmo que o impediram de lutar por uma posição mais de acordo com o andamento evidenciado. Já Herlander Araújo acompanhado de Marco Nunes posicionaram-se no sétimo lugar tendo conseguido imprimir um bom ritmo durante toda a corrida demonstrando, desta forma, que é um piloto com muito potencial para alcançar os lugares da frente. Nuno Sousa e Miguel Rebelo realizaram o 36º tempo.
Para Isabel Cidade responsável da equipa o objetivo para esta prova foi cumprido: “como todos sabemos a Baja de Portalegre é sempre uma prova difícil devido à sua extensão, aliada a condições climatéricas adversas ainda mais torna esta prova de uma exigência enorme. Mais uma vez conseguimos cumprir o objetivo traçado no início do ano que era trazer para a competição dos SSV pilotos campeões em outras modalidades, desta vez a presença foi do piloto de Rally”.
“Armindo Araújo que surpreendeu tudo e todos impondo um ritmo muito forte e rolando sempre nos lugares cimeiros. Conseguimos colocar 3 pilotos nos 10 primeiros lugares, mas não podemos deixar de referir que mais uma vez o sistema Sentinel esteve muito aquém do esperado o que no nosso caso prejudicou grandemente a dupla Luis Cidade/Pedro Mendonça. Aproveitamos mais uma vez para chamar atenção da FMP para esta situação e outras que se têm passado e que em nada favorecem um Campeonato em que a lista de inscritos ultrapassa os 90 participantes”, referiu ainda a responsável pelo Team Can-Am Off Road Team.
O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno Road to Dakar regressa nos próximos dias 13 e 14 de novembro altura em que se disputa a última jornada desta temporada de 2021 no Raid de Góis.
Share this Post