António Maio insuperável na Baja Portalegre 500

MOTOCICLISMO ❯ TODO-O-TERRENO EDITOR EXECUTIVO

António Maio esteve simplesmente ‘intratável’ na 35ª edição da Baja Portalegre 500. Aos comandos da sua Yamaga WE450 o campeão nacional de todo-o-terreno dominou a competição das motos, somando o seu sétimo sucesso no evento do ACP Motorsport. O piloto de Borba queria ganhar no Alto Alentejo, e aplicou-se para bater Gustavo Gaudêncio, que aos comandos da sua Honda CRF450RX foi o adversário que mais trabalho deu ao capitão da GNR.

“Sair de Portalegre com uma vitória é sempre bom. Ser o piloto mais vitorioso nas motos era um dos objetivos desta prova e da carreira. Já o perseguia há algum tempo e sabia que acabaria por se concretizar. Foi um final bastante intenso, mas graças à vantagem que ganhei na manhã de hoje (sábado), pude fazer a gestão correta na última parte”, afirmava António Maio no final da baja. A segunda posição permite a Gaudêncio manter-se na luta pelo título do Campeonato Nacional, enquanto o jovem André Sérgio (Yamaha WRF), apesar de duas quedas, assegurou o derradeiro lugar do pódio, confirmando que há que contar com ele na luta pela vitória das próximas edições.

Com oas recuperações durante a segunda etapa, o francês Neels Theric (KTM 450 EXC-F) e Salvador Vargas (Husqvarna FX) fecharam o grupo dos cinco primeiros classificados. Luís Oliveira (o mais rápido da Especial de Qualificação) e Sebastian Bühler (que dominou o SS2), foram obrigados a desistir na segunda etapa. O português com problemas mecânicos e o luso alemão (vencedor das três últimas edições da Baja Portalegre 500) com danos na moto resultantes de uma queda. Uma referência, ainda, para a conquista da Taça do Mundo, na categoria de “Veteranos”, por Bianchi Prata, apesar de ter alinhado com duas costelas partidas.

Entre os quads, os dois candidatos ao título protagonizaram um interessante duelo pela vitória, mas com Luís Fernandes a impor-se, claramente, a Luís Engeitado (ambos em Yamaha YFZ450R) durante o dia de sábado. Flávio Gonçalves (Yamaha 450 YFZ) terminou no derradeiro lugar do pódio, enquanto Filipe Martins (Yamaha YFZ450R) e Cláudio Fernandes (Yamaha YFZ450R) encerraram o grupo dos cinco primeiros. Gonçalo Guerreiro vence pela primeira vez Baja Portalegre 500.

Share this Post