Alterações na super especial de Santo Tirso

RALIS ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

A edição 2023 do Rali de Santo Tirso começa hoje com a tradicional super-especial disputada na avenida entre o Parque D. Maria II e a Igreja Matriz da cidade. Mas foi alterado o horário e o traçado do troço noturno na cidade foi encurtado. Isto num evento que vai contar com a presença de Armindo Araújo, que ‘abre’ a super especial com o seu Skoda Fabia Rally2 Evo. O elevado número de inscritos levou o Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST) a efetuar alguns ajustes nesta especial. E assim o arranque da prova frente à Câmara Municipal de Santo Tirso foi antecipado em meia hora, estando a partida marcada para as 20 horas. Depois da passagem pelo parque de assistência instalado no recinto da Feira Municipal, o primeiro concorrente irá iniciar a Super-Especial às 20.35h. A partida será dada por ordem decrescente de números, estando os concorrentes mais rápidos escalonados para serem os últimos a partir.

O traçado da Super-Especial sofreu também alterações para a tornar mais curta e evitar o prolongamento da mesma para além da meia noite. O percurso que atravessava a ponte do Rio Ave foi eliminado, passando os concorrentes a efetuar duas voltas na rotunda central e também duas passagens no estacionamento frente à Igreja Matriz. Esta Super especial terá transmissão em ‘streaming’ na página de Facebook da Câmara Municipal de Santo Tirso e também na página do Clube Automóvel de Santo Tirso.. Será uma oportunidade de ver o campeão nacional de ralis em ação com o carro com que disputou há uma semana o Rali Terras D’Aboboreira e que marcou o seu regresso aos ralis depois do período de recuperação que teve de atravessar. O horário de sábado sofre um pequeno ajuste com o encurtamento em 20 minutos do reagrupamento à hora de almoço, para permitir mais tempo entre as duas rondas pelos troços de “Mourinha / Hortal” e “Refojos / Assunção”, tendo este ajuste tido apenas efeito na segunda passagem pelos troços.

A edição 2023 da prova patrocinada pela Câmara Municipal de Santo Tirso tem o selo de sustentabilidade da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Com isso o CAST assume a preocupação ambiental do evento. Zonas para lixo diferenciado nas zonas espetáculo do público, utilização de mantas no solo impermeáveis nos reabastecimentos e zonas de assistência, são alguns dos exemplos do esforço que a agremiação tirsense desenvolveu para a prova.

HORÁRIO:

Sexta Feira – 5 de Maio
20.00h – Partida (Praça do Município)
20.10h – Parque de assistência (Feira Municipal)
20.35h – PEC 1 – Super-especial Santo Tirso
20.45h – Parque de assistência
21.40h – Final da Secção

Sábado – 6 de Maio
10.10h – Partida
10.18h – Parque de assistência
11.01h – PEC 2 – Mourinha / Hortal 1 (7,9km)
11.49h – PEC 3 – Refojos / Assunção 1 (9,1km)
12.14h – Reagrupamento (Praça do Município)
13.04h – Parque de assistência
14.02h – PEC 4 – Mourinha / Hortal 2
14.50h – PEC 5 – Refojos / Assunção 2
15.53h – PEC 6 – Mourinha / Hortal 3
16.41h – PEC 7 – Refojos / Assunção 3
17.11h – Parque de assistência
17.31h – Parque fechado (Praça do Município)
18.00h – Pódio (Praça do Município)

Share this Post