Aleix Espargaro o mais rápido em Silverstone

MOTO GP EDITOR

Depois de Marco Bezzecchi – o mais rápido da manhã – e Francesco Bagnaia terem passado pela liderança da tabela de tempos, foi Aleix Espargaro a ‘assinar’ a melhor volta da segunda sessão do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP, que este fim de semana em Silverstone marca o regresso da pausa de Verão da categoria ‘rainha’ do motociclismo mundial. O espanhol da Aprilia realizou uma volta ao traçado britânico em 1m58,183s, batendo Jorge Martin e Brad Binder por mais de seis décimas. Sendo que as Aprilia oficiais estiveram em bom plano, já que Maverick Viñales, apesar de uma queda, foi o quarto mais rápido.

Bagnaia era o mais veloz quando Bezzecchi sofreu um aparatoso despiste, mas o Campeão do Mundo e líder do ‘Mundial’ acabaria por ficar apenas com o sexto registo, logo atrás de Johann Zarco, a confirmar a boa forma das Ducati da Pramac. Mesmo sofrendo uma queda em Luffield Bezzecchi ficou com a sétima marca e tem ‘um pé’ na Q2 a realizar no sábado, algo que também sucedeu com Jack Miller na segunda KTM oficial, e Luca Marini, na segunda Ducati da VR46. Algo que Fabio Quartararo falhou por pouco (0,127s) na melhor das Yamaha, e que também Miguel Oliveira não garantiu, apesar de ser sempre o mais rápido da Cryptodata RNF.

Bezzecchi foi primeiro piloto a realizar um tempo de referência, ao rodar em 1.59,716, antes de Aleix Espargaro realizar a marca de 1.59,684 dez minutos mais tarde. Passaria algum tempo até Binder efetuar uma volta em 1.59,680, marca rapidamente suplantada pelo seu colega de equipa Miller, com 1.59,567. Viñales foi depois para o comando da tabela de tempos com 1.59,218, já depois de ter regressado às boxes após a sua queda em Vale. A cinco minutos do final da sessão Bagnaia passou para a frente com uma volta em 1.58,973, antes de Martin e Aleix superarem essa marca. O piloto da Aprilia lograria superar o da Pramac por 0,671s e 0,044s à frente de Binder.

Quartararo bem tentou a passagem à Q2, mas o princípio de um ‘highside’ em Chapel no começo do treino refreou a motivação do francês da Yamaha, Marc Marquez e Franco Morbidelli foram ligeiramente mais lentos do que ‘El Diablo0, enquanto Miguel Oliveira foi 14º e o regressado Pol Espargaro 21º, bem atrás de Enea Bastianini, que no treino da manhã sofreu uma queda na segunda Ducati oficial, e de Joan Mir, na segunda Honda oficial foi o 18º.

Share this Post