Aleix Espargaro e a nova Aprilia RS GP deram um ‘ar da sua graça’ no primeiro treino do Grande Prémio de Doha de MotoGP. O espanhol realizou o melhor tempo numa sessão onde Franco Morbidelli sofreu ptoblemas no motor da sua Yamaha M1. Aleix realizou uma volta ao traçado de Losail em 1m55,779s, batendo por 60 milésimas Alex Rins, na melhor das Suzuki, e por 85 milésimas Maverick Viñales, o vencedor do passado domingo, mostrando que a Aprilia é uma força a ter em conta, pelo menos para a qualificação da corrida de domingo.
Morbidelli chegou a estar na disputa pelo topo da tabela de tempos, mas pouco depois foi detetado fumo a sair do escape da Yamaha do italiano, que levou uma bandeira preta e teve de recolher às suas boxes, percebendo-se que algo estava errado com a M1 # 21. A equipa Petronas SRT terá mesmo de recorrer a um terceiro propulsor. Isto porque a marca não quer arriscar que o motor possa ceder, sendo que os regulamentos também não permitem que a marca japonesa abra o bloco sem o consentimento dos outros construtores.
Outros não tiveram quaisquer problemas e até brilharam, como foi o caso do ‘rookie’ Jorge Martin, que acabou por ser o quarto mais rápido na melhor das Ducati da Pramac, ainda que a 0,240s do tempo realizado por Aleix Espargaro, com o tempo de Morbidelli a ser suficiente para ‘Franky’ ficar com o quinto registo desta primeira sessão, na segunda melhor das Yamaha, na frente de Danilo Petrucci. O mais rápido dos homens das KTM e das RC16 da Tech3. Um contraste com as máquinas de fábrica, já que Miguel Oliveira realizou apenas o 15º registo e Brad Binder o 15º. Mostrando que a marca austríaca ainda não resolveu as suas dificuldades em Losail.
Fabio Quartararo não foi tão eficaz quanto o seu companheiro de equipa Maverick Viñales, realizando o sétimo tempo na segunda das Yamaha oficiais, mesmo à frente do Campeão do Mundo Joan Mir, na segunda das Suzuki. O top dez foi completado por dois pilotos Honda, Stefan Bradl e Takaaki Nakagmi, numa sessão onde Pol Espargaro foi apenas 12º à frente de Alex Márquez e Valentino Rossi foi o pior representante da Yamaha, com o 17º tempo, à frente de Jack Miller, na melhor das Ducati oficiais.
Share this Post