Aleiix Espargaro venceu a corrida ‘sprint’ do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, que hoje se disputa no Circuito da Catalunha-Barcelona, depois de levar a melhor sobre Francesc Bagnaia, que na última volta teve de resistir ao ataque do outro piloto da Aprilia Maverick Viñales para assegurar o segundo lugar e impedir que as GP-RS conseguissem uma ‘dobradinha’ na prova caseora dos seus dois pilotos. Isto numa prova onde Brad Binder e Miguel Oliveira chegaram a aproximar-se de Viñales, antes do sul-africano da KTM perder terreno e ser um distante quarto classificado, e do português da RNF perder o quinto posto para Jorge Martin, que recuperou de um erro na fase inicial da prova para levar a melhor das Ducati da Pramac ao top cinco.
Bagnaia assumiu o comando mal se acedendram os semáforos verdes largando da ‘pole-position’, mas levando atrás de si os dos pilotos da Aprilia, com Aleix Espargaro a ‘colar’ à traseira da Ducati do Campeão do Mundo e Maverick Viñales um pouco mais atrás. Mas Espargaro teria de esperar até à sétima volta para conseguir desfeitear ‘Pecco’. Depois Viñales perdeu terreno para os dois primeiros e viu-se atacado por Brad Binder, numa luta que permitiu a aproximação de Miguel Oliveira, que apesar de não ter arrancado bem e se ter visto ‘engolido’ pelo pelotão se recompôs e se destacou no quinto posto, aproveitando também um erro de Jorge Martin O espanhol da Pramac, que largara de quinto alargou demasiado a sua trajetória e perdeu alguns lugares na volta inicial. Viria a conseguir deixar para trás o seu colega de equipa Johann Zarco e Marco Bezzecchi para na parte final da corrida ainda conseguir alcançar Oliveira e ganhar a quinta posição ao piloto português da RNF.
Zarco cruzaria a meta no sétimo posto, diante de Bezzecchi, com o qual manteve um grande duelo ao longo da corrida, num grupo que incluiu ainda os dois pilotos da Gresini e Enea Bastianini. O italiano da VR46 seria oitavo diante do seu compatriota da segunda Ducari oficial. Alex Marquez fecharia o top dez, à frente do seu irmão Marc, que fez ‘das tripas coração’ para levar a melhor das Honda ao 11º posto, depois de também ter cometido um erro alargando demasiado uma trajetória numa fase final da prova. O piloto de Cervera fez ainda assim uma corrida bem melhor do que Fabio Quartaaro, que na sua Yamaha sentiu enormes dificuldades ao ponto de ser apenas 18º, três posições atrás do seu companheiro de equipa Franco Morbidelli, que chegou a essa posição a expensas de Jack Miller, que na segunda KTM sofreu um toque de Augusto Marquez no começo da corrida. Na outra GasGas Pol Espargaro foi o único abandono ao sofer uma queda na curva 5 no decorrer da quarta volta. Sendo que após este ‘sprint’ Francesco Bagnaia manteve o comando do campeonato, agora com 66 pontos de vantagem. Diferença que possivelmente será alterada na corrida principal de domingo.
Share this Post