Filipe Albuquerque conheceu uma jornada complicada do IMSA Sportscar em Long Beach. Naquela que foi a terceira prova do campeonato norta-americano de endurance a sexta posição foi o resultado possível para o piloto português, que mais uma vez dividiu o Aciura ARX-05 da Wayne Taylor Racing com Ricky Taylor. A equipa definiu uma estratégia diferente da habitual para este evento, considerado por muitos como o ‘Mónaco americano’, uma vez que é disputado nas ruas da cidade portuária da Califórnia. A ideia era precaver-se das habituais siruações de bandeiras amarelas, que facilmente podem ocorrer com os muros tão próximos da pista.
Mas a verdade é que as coisas não aconteceram como a WRT prevista, e a dupla luso-americana acabou por não conseguir discutir o pódio na corrida. Um resultado aquém do esperado, mas que acaba por espelhar uma qualificação menos feliz: “Sabíamos que a tarefa seria dura. Neste tipo de corridas curtas, a posição na grelha faz toda a diferença para o resultado final”, explica Filipe Albuquerque. O piloto de Coimbra diz também: “Para a corrida tínhamos de fazer algo diferente e acreditar que desse certo. A estratégia meio ‘louca’ quase deu frutos. E se corresse bem teria sido espectacular, mas não aconteceu. E por isso temos de colocar na bagagem o sexto lugar, aceitá-lo como um percalço no percurso e procurar recuperar já na próxima prova”.
No entanto esta foi apenas a terceira prova da época e o campeonato é muito extenso, pelo que é cedo dizer que Filipe Albuquerque e Ricky Taylor estejam arredados da discussão do título, como aliás se viu com alguns dos adversários do português e do norte-americano em 2021. “Estamos a digerir este fim-de-semana e a pensar em não repetir os mesmos erros. A qualificação saí-nos caro, não podemos cometer o mesmo erro. Agora é a focar na próxima corrida dentro de três semanas e deitar para trás das costas este resultado. Melhores dias virão, não tenho dúvidas”, remata Filipe Albuquerque, que voltará ao IMSA a 29 de abril e 1 de maio para disputar a prova de Laguna Seca, também na Califórnia, mas a norte daquele estado americano.
Share this Post