Falta muito pouco para que se comemorem três décadas sobre a estreia do Citroën ZX 16v no Campeonato Nacional de Ralis. Este foi um momento marcante para a representação portuguesa do construtor francês, que arrancou naquele momento para uma brilhante carreira na competição de estrada, tendo tido como “cabeça de cartaz” o vizelense Adruzilo Lopes, na época acompanhado por Luís Lisboa.
Estamos a dois dias de assistir ao regresso à “competição” daquele mesmo carro e com o mesmo piloto. Tudo acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro no Rally Legends Luso-Bussaco, evento levado a cabo pelo Clube Luso Clássicos, e que é a forma de celebrar um dos emblemáticos locais de peregrinação dos amantes dos ralis em Portugal, percorrendo troços míticos de outras épocas desta competição e tendo como estrelas as máquinas que à época primavam nos ralis, aqui e fora de portas.
Um desses modelos foi o Citroën ZX 16V que, tripulado pela dupla Lopes/Lisboa – equipa que haveria de dominar durante vários anos o panorama dos ralis nacionais – fez a sua estreia nos troços de alcatrão do Rally Solverde de 1995. Este momento marcou de forma indelével a vida da Citroën em Portugal, já que foi o ponto de partida para uma ainda mais forte presença no desporto automóvel, que resultaria na conquista de vários títulos.
É com natural alegria que Adruzilo Lopes comenta este regresso aos comandos de um modelo do qual guarda gratas recordações: “É, sem dúvida alguma, uma grande alegria voltar aos comandos do ZX 16v. O que me trouxe até este momento deve-se a uma enorme paixão do Vítor Lopes, pela competição automóvel e pelos ralis em particular. Ele não apenas comprou o carro, como o tem com a decoração que eu utilizei em 1995. É muito curioso voltar a este carro, 29 anos depois, e isto, obviamente só faria sentido, tendo o próprio Vítor Lopes como navegador, como vai acontecer. Para mim, será uma perspetiva diferente de encarar uma competição, mas, acima de tudo, será um convívio que antevejo espetacular, com dois apaixonados pelos ralis, a bordo de um carro absolutamente fantástico e um marco daquela época.”
Share this Post