Adruzilo Lopes ‘coroado’ a Norte no Ralli de Gondomar

RALIS ❯ NACIONAL EDITOR EXECUTIVO

Adruzilo Lopes e Paulo Silva sagraram-se hoje campeões norte de ralis 2021, ao imporem-se no Rali de Gondomar. Um êxito na prova do GAS que o piloto de Regilde começou a construir bem cedo, evitando percalços e sabendo aproveitar muito bem a ausência de Fernando Peres, alegadamente devido a problemas técnicos. Mas essa falta do piloto do Porto não fez com que Adruzilo ‘levantasse o pé’ neste evento, adicionando o êxito em Gondomar aos conseguidos em Vieira do Minho, Famalicão, Mesão Frio e Santo Tirso, apesar das condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir, sobretudo na fase matinal.

Numa prova marcada pela saída de estrada do Peugeot 106 XSI da dupla formada por Pedro Lemos Ribeiro e Gonçalo Palmeira, logo na primeira passagem pela especial de Talho do Povo (Branzelo), projetando uma pedra para cima de um espectador, a estrutura organizativa viu-se na contingência de anular a segunda passagem pelo troço.Adruzilo Lopes foi o mais rápido e precisou de 4m36,5s para percorrer os 6,20 km da especial, seguido de Augusto Costa/Susana Silva (Peugeot 208 VTI), e João Vinha/Cristiano Queiroga (Mitsubisho Lancer Evo VI), a 1,6s e 3,3s, respetivamente. Na primeira passagem por Sucatas David (Serra da Boneca), a classificação geral sofreu uma alteração, com João Vinha, terceiro no troço, a passar para a frente de Adruzilo Lopes, sexto na especial, por 4,3 segundos, com Rafael Marques Pereira/Alberto Silva (Peugeot 208 R2), a ser o mais rápido na especial, com o tempo de 8m12,8s, relegando para a segunda posição Miguel Carvalho/António Reis (Peugeot 206 GTI).

Apesar de todos os intervenientes terem referido que as condições atmosféricas transformavam a prova numa lotaria, a quarta especial – segunda passagem por Sucatas David (Serra da Boneca) –, as primeiras posições votaram a ter mexidas, com Adruzilo Lopes a passar para a frente de João Vinha. O piloto de Regilde destacou-se de tudo e de todos, pulverizando a primeira passagem com o tempo de 7m06,2s, com Luís Morais/Helena Maia (Peugeot 208 VTI) a cotarem-se os segundos mais rápidos, a 20,7 segundos para o primeiro. Miguel Carvalho foi terceiro, a 23,2 segundos do líder, enquanto João Vinha terminou em quarto, a 23,9 segundos. Na primeira passagem por Daro’s Malas (Ag. Sousa), pouco ou nada se alterou, apenas a persistência de Augusto Costa que não desarma rumo ao título nacional de Duas Rodas Motrizes. A vitória sorriu de novo a Adruzilo Lopes, secundado pelo piloto da Trofa que, ascendeu à segunda posição da classificação geral, separado 0,7 segundos de diferença.

A especial Cromoduro, Ld.ª (Covelo) foi uma cópia fiel da anterior, com o piloto de Regilde dilatar a diferença na pauta classificativa e Augusto Costa a desembaraçar-se do piloto de Penafiel. A segunda passagem por Daro’s Malas (Ag. Sousa) ditou as mesmas posições, o que traduz bem do equilíbrio patenteado pelas três primeiras equipas que ocuparam os lugares de pódio. Augusto Costa e Susana Silva a ficarem a 1m02,3s dos vencedores, com João Vinha e Cristiano Queiroga, a 1m16,1s. A quarta posição ficou ocupada por Luís Morais e Helena Maia (Peugeot 208 VTI), cabendo a Rafael Marques Pereira e Alberto Silva (Peugeot 208 R2) fechar o “top five”, na frente de Miguel Carvalho e António (Peugeot 206 GTI). Por seu turno, Filipe Oliveira e José Vieira (Mitsubishi Carisma GT), encerraram a participação do Rali de Gondomar na sétima posição.

João Andrade e Sérgio Paiva (Citroën Saxo), João Pedro Sousa e Tiago Silva (Renault Clio) e Mário Castro e Ricardo Cunha (Ford 1.0 Ecobost), encerraram a lista do “top ten”. ntre a desilusão, pelo mau tempo, e a esperança, relativo ao campeonato, o Rali de Gondomar acabou por correr bem muitíssimo bem a Adruzilo Lopes e Paulo Silva, vencedores da prova, campeão do Campeonato Norte de Ralis e Grupo P1. Também Augusto Costa e Susana Silva, segundos classificados em termos globais, venceram as Duas Rodas Motrizes e terminaram no lugar mais alto no Grupo P1. Mário Castro e Ricardo Cunha, em Ford 1.0 Ecobost, terminaram na 10.ª posição e venceram o Grupo P2; Miguel Carvalho e António, em Peugeot 206 GTI, levaram de vencida o Grupo X1; João Pedro Sousa e Tiago Silva, ao volante de um Renault Clio, triunfaram o Grupo X2; João Vinha e Cristiano Queiroga, aos comandos de um Mitsubisho Lancer Evo VI, venceram o Grupo X3; e, finalmente, Capela Morais e António Vieira, em Skoda Fabia RS TDI, destacaram-se no Grupo X4.

Depois do Rali de Gondomar, a próxima prova do Campeonato Norte de Ralis, pontuável também para o Campeonato Portugal de Clássicos de Ralis e Desafio Kumho Asfalto e Desafio Kumho Norte, terá lugar a 26 e 27 de Novembro, com o Rali de Viana do Castelo, rganizado pelo Clube Automóvel de Santo Tirso.

Share this Post