César Machado e Jan Duran são campeões Ibéricos e espanhóis de GT4

VELOCIDADE ❯ SUPERCARS EDITOR EXECUTIVO

NOTICIA

César Machado e Jan Duran são campeões Ibéricos e espanhóis de GT4, tendo conquistado também o título na divisão GT4Pro. A Speedy conquistou o título ibérico por equipas. Dois anos, dois títulos. A Speedy Motorsport continua na senda do sucesso e depois de um 2023 recheado de títulos, 2024 começa a ganhar contornos de mais uma temporada bem sucedida para a estrutura liderada por Pedro Salvador.

O Autódromo Internacional do Algarve recebia a última jornada do Iberian Supercars e do Supercars Jarama RACE, competição ibérica e espanhola de GT4, promovida pela Race Ready e a Speedy chegava com 40 pontos de vantagem a Portimão para o Iberian Supercars. No Supercars Jarama RACE, apesar de não ter participado na ronda de Jarama, pois o foco não estava nessa competição, a sucessão de bons resultados levou a que a equipa chegasse ao Algarve apenas a dois pontos dos líderes. Dois títulos “à mão de semear” que a dupla César Machado e Jan Duran fez questão de agarrar.

O primeiro treino livre começou numa toada mais discreta, mas o segundo treino já nos deu a dupla da Speedy aproximou-se dos melhores tempos (terceiro melhor registo), melhorando ainda mais no terceiro e derradeiro treino (segundo melhor tempo).

Na qualificação 1, César Machado voltou a aplicar a mesma fórmula que foi aplicando desde o arranque da temporada… ser o mais rápido em pista. O piloto de Vila Nova de Famalicão fez a pole e conseguiu o pleno, tendo sido sempre o mais rápido em todas as qualificações onde participou, prova do seu talento. Assim, a primeira posição da grelha para corrida 1 estava garantida. Jan Duran queria repetir o feito do seu colega de equipa, mas a sessão não lhe correu de feição. Uma bandeira vermelha quando estava na sua volta rápida complicou-lhe a tarefa e nunca mais encontrou uma posição em pista que lhe permitisse lutar pela pole. Fez o quinto tempo.

Na corrida 1, Machado largou da pole e aguentou o primeiro lugar, tendo de se defender dos ataques da concorrência. À medida que a corrida foi avançando, o piloto da Speedy foi cavando o fosso para os adversários e quando chegou a hora da troca de pilotos, a vantagem era suficiente para manter o carro #4 na frente. Duran cruzou a linha de meta em primeiro lugar e o título ibérico ficava confirmado.

Mas a festa foi contida. Havia mais uma corrida a fazer e mais um título a conquistar. Largando do quinto lugar, Machado e Duran precisavam, no mínimo, de um terceiro lugar para carimbar o título espanhol. Determinado em “compensar” a qualificação, Duran, com um turno de condução muito forte, permitiu a César Machado atacar no final o terceiro lugar. A decisiva ultrapassagem aconteceu na penúltima volta. Com o pódio, Machado e Duran conquistaram o título espanhol.

Share this Post