Baja Portalegre 500 regressa de 17 a 19 de outubro

RALIS ❯ TODO-O-TERRENO EDITOR EXECUTIVO

NOTICIA

Quase 400 concorrentes vão disputar a Baja Portalegre 500. A prova que integra o calendário da Taça do Mundo FIA de Bajas decorre entre 17 e 19 de outubro, num percurso de centenas de quilómetros disputado no Alto Alentejo e Ribatejo. O evento do Automóvel Club de Portugal, onde também se discutem os campeonatos nacionais de TT e a European Cup SuperFinale promovida pela Yamaha, promete emoção e espetáculo a milhares de espetadores.

A Baja Portalegre 500 é uma das mais importantes provas da Taça do Mundo FIA da especialidade e o ponto alto da temporada do todo terreno nacional. O evento do Automóvel Club de Portugal conta, nesta 38ª edição, com 383 equipas inscritas – um número sem paralelo noutras provas – distribuídos pelas categorias de Automóveis (98), Motos (101), SSV (94), Quads (29), Promoção / Hobby (27) e Mini Baja (34). Pilotos que, na noite de quinta-feira (17 de outubro), vão ser saudados por milhares de pessoas na cerimónia de partida, no Jardim do Tarro, no centro de Portalegre.

João Ferreira na luta pelo título mundial

A Baja Portalegre 500 é a quinta ronda da Taça do Mundo FIA de Bajas e a última disputada na Europa. Pontuável para a competição mundial de pilotos, co-pilotos e equipas (em termos absolutos e nas categorias Ultimate, Challenger e SSV), é também a mais importante prova dos campeonatos de Portugal de TT da FPAK e da FMP.
Na lista dos automóveis, destaque para João Ferreira e Filipe Palmeiro que estão na luta pelo título mundial de bajas, com o MINI JCW T1+.

Consagrados em estreia nos SSV

As competições sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal também prometem emoção. Martim Ventura lidera a classificação absoluta nas motos (e nas classes TT3 e Júnior), num campeonato onde Bernardo Megre (TT1), António Maio (TT2), Ivan Ferreira (Promoção) e Christophe Lajouanie (Veteranos) levam vantagem nas respetivas categorias.

Estrelas do futuro

A categoria de Mini Baja regista este ano um número recorde de participações, numa prova destinada a jovens pilotos dos 8 aos 16 anos de idade, divididos pelas classes Infantis, Iniciados e Juvenis.

Sustentabilidade ambiental

A Baja Portalegre 500 implementa um Plano de Sustentabilidade Ambiental, em parceria com a Valnor e com os municípios de Abrantes, Alter do Chão, Chamusca, Crato, Ponte de Sor, Monforte, Nisa, Gavião e Portalegre. O objetivo é mitigar o impacto ambiental da prova a vários níveis.

Share this Post